Sobre o tema: “A MEDIAÇÃO COMO MEIO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES”
Por: Elisane Ribeiro • 7/5/2022 • Resenha • 341 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
Resenha sobre o tema: “A MEDIAÇÃO COMO MEIO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES”.
Este estudo inclui a prática da mediação como forma de resolução de conflitos familiares e uma análise das suas consequências práticas para as partes em conflito. Conclui-se analisando a viabilidade do uso da mediação como metodo consensual para a resolução de conflitos familiares. bem como uma comparação de utilizações em justiça familiar e seus resultados práticos no contexto familiar. Pela singularidade dessas disputas, incentiva a mediação como alternativa para a resolução de conflitos familiares e estimula a prática de ser apenas vencedores, e não perdedores, com os responsáveis pelos acordos alcançados.
A Constituição Federal de 1988 introduziu o reconhecimento do direito de família para diversos modelos de família e princípios norteadores nessa área do direito. Ele reconheceu a família como a base da sociedade e proveu proteção especial do Estado. De acordo com o princípio do pundonor da pessoa humana, a carta Magna elevou o homem à condição de Estado Democrático de Jurisprudência.
Para uma família entender o que está acontecendo, ela precisa conversar, ouvir e permitir que uma pessoa se ponha em outro lugar para entender o que aconteceu e assim resolver o conflito. Nesse sentido, a mediação, além de alternativa, é também um meio de resolução de conflitos familiares, pois, além do conflito aparente, permite o diálogo e a escuta de ambas as partes e, além do acordo permite o processamento de disputas. No geral, a relação entre as partes será restabelecida com possível continuidade. Com a ajuda de mediadores família pode falar ouvir um ao outro e entender os interesses e motivações de cada um.
Um mediador auxilia nesse diálogo, não intervindo ou tomando decisões pelas partes, mas orientando-as para uma decisão justa e benéfica para todas as partes envolvidas, além de conduzir o processo de mediação para garantir a qualidade de seu desenvolvimento para garantir um resultado positivo.
Concluiu-se que a mediação é considerada o meio mais adequado para lidar com os conflitos, pois nessa abordagem há um diálogo entre as partes envolvidas, permitindo assim a continuidade da relação.
...