Intervenções Pedagógicas para Crianças Marcadas por Conflitos Familiares
Por: MARCELA FRANCO DE SOUZA • 13/3/2019 • Monografia • 11.822 Palavras (48 Páginas) • 326 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Pirassununga
Curso de Pedagogia
Laura Malvestiti Tomé,
Marcela Franco de Souza
e Munich Fernanda Butijelli de Lima
Intervenções Pedagógicas para Crianças Marcadas por Conflitos Familiares
Pirassununga
2014
Laura Malvestiti Tomé,
Marcela Franco de Souza
e Munich Fernanda Butijelli de Lima
Intervenções Pedagógicas para Crianças Marcadas por Conflitos Familiares
Monografia apresentada, como exigência parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia, na Anhanguera Educacional, sob a orientação da Profa. Ms. Maria Beatriz Bressan.
Pirassununga
2014
Laura Malvestiti Tomé,
Marcela Franco de Souza
e Munich Fernanda Butijelli de Lima
Intervenções Pedagógicas para Crianças Marcadas por Conflitos Familiares
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia da Anhanguera Educacional.
Aprovado em 18 de Junho de 2014.
________________________________
Profa. Ms. Maria Beatriz Bressan
Anhanguera Educacional
Orientadora
________________________________
Profa. Esp. Simone Schneider Denzin
Anhanguera Educacional
Avaliadora
________________________________
Profa. Esp. Maria Emilia Longhin
Anhanguera Educacional
Coordenadora do Curso de Pedagogia
Pirassununga
2014
Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus, por ser essencial em nossas vidas, autor de nossos destinos, nosso guia, socorro presente na hora da angustia, aos nossos pais, mães, irmãos, avós, namorados e a todos nossos professores do curso, que foram tão importantes em nossas vidas acadêmicas e no desenvolvimento deste trabalho.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradecemos a Deus que permitiu que tudo isso acontecesse, e que é o maior mestre que alguém pode ter!
Aos pais e avós por seu amor, carinho, zelo e incentivo incondicionais.
Aos amigos e namorados, pelo apoio e compreensão.
Aos professores, pelo conhecimento, dedicação, apoio e confiança.
A todos que, direta ou indiretamente contribuíram, para a realização deste trabalho.
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”
Paulo Freire
RESUMO
TOMÉ, Laura Malvestiti; SOUZA, Marcela Franco de; LIMA, Munich Fernanda Butijelli de. Intervenções Pedagógicas para Crianças Marcadas por Conflitos Familiares. 18 de Junho de 2014. 35 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciado – Centro Universitário Anhanguera, Pirassununga, 2014.
A escola obrigatoriamente faz parte da educação das crianças, independente de suas necessidades, afinal isso é um direito garantido por lei, mas principalmente ela deve fazer a diferença na vida das crianças que vivenciam os atuais conflitos familiares, pois elas podem carregar consigo traumas, que prejudicam muitas vezes em seu processo de ensino aprendizagem. Tanto a escola quanto a família contribuem diferentemente para a construção da mesma, e o caminhar juntas de ambas trás todo o diferencial nesse processo, por isso é necessário que a escola promova ações para que esse caminhar aconteça de forma que a criança possa se construir tanto social quanto cognitivamente, e como dito antes para que os traumas possam ser minimizados e não cheguem a patologias mais severas. Por isso, neste trabalho estão presentes as transformações que ocorreram nas famílias até os dias atuais, as causas e as consequências dos conflitos familiares na vida acadêmica das mesmas e as possíveis intervenções pedagógicas para essas crianças.
Palavras-chave: conflitos familiares, causas e consequências, intervenções pedagógicas.
SUMÁRIO
AGRADECIMENTOS iv
RESUMO vi
Introdução 08
Capítulo 1 - Conflitos Familiares 10
1.1 A História da Educação dos Filhos: concepções e práticas em processo contínuo de resignificação ...................................................................10
Capítulo 2 - Conflitos Familiares: causas e consequências para as crianças 20
2.1 Aspectos Multidimensionais dos Conflitos 23
Capítulo 3 – A Impotância de Trabalhar as Propostas Pedagógicas com Crianças que sofrem Conflitos Familiares 28
3.1 Possível Intervenção 32
Considerações Finais 35
Referências Bibliográficas 36
Introdução
Ao passo que a humanidade se transformou a instituição familiar acompanhou esse processo, e hoje como podemos perceber ela já não é a mesma do século passado e tampouco tem as mesmas características.
Nas famílias da Idade Média os valores que se atribuíam as crianças eram de adulto em miniatura, onde elas se misturavam aos adultos sem nenhum problema e não se fazia grandes questionamentos sobre o seu desenvolvimento. E isso perdurou por séculos, até que a partir de 1960 as transformações só aumentaram e os valores foram sendo transformados ou até mesmo deixados de lado.
Atualmente a realidade brasileira mostra que os conflitos familiares aumentaram muito nas últimas décadas devido às transformações ocorridas; são diversos os tipos de conflitos familiares que atingem as crianças em idade escolar, neste caso do Ensino Fundamental I; entre os conflitos mais comuns podemos destacar: violência física e verbal, violência sexual, abando dos pais (parcial ou total), delegação da educação, uma vez que os pais saem para trabalhar e deixam os filhos com terceiros. E as consequências desses processos citados acima se manifestam na sala de aula, pois é onde a criança passa a maior parte do seu tempo, na forma de: dificuldades de aprendizagem, problemas disciplinares, agressividade, apatia, desinteresse, perda de confiança, dentre outros, podendo ter como consequências nas crianças traumas e até mesmo patologias mais severas.
...