Síntese do livro "A revolução dos bichos"
Por: caguinhas • 20/10/2017 • Trabalho acadêmico • 881 Palavras (4 Páginas) • 320 Visualizações
Síntese do livro "A revolução dos bichos" do escritor George Orwell
Aluno : Bruno Oliuza Oliveira e Gabriel Ribeiro Sanches
Disciplina : Métodos de pesquisa de estudos em direito e cidadania
Professor : Rosival Oliveira de Carvalho
A obra faz analogia ao sistema político socialista russo da década de 10 século 20,onde se podia observar grande falha desse sistema em termos gerais. O livro utiliza dos animais para uma leitura mais didática e interessante de se ler. Os porcos são os mais inteligentes, ou seja, os líderes e os outros animais são o povo e possuem uma inteligência bem inferior motivo ao qual faz com quem eles sejam manipulados e enganados pelos porcos.
Tudo começa quando um porco chamado "Major" tem a ideia de iniciar um revolução na Granja do Solar (mais tarde seria chamada de Granja dos Bichos) para que os animais pudessem sair das "garras" dos humanos (os humanos como os capitalistas) e também reger suas vidas em conjunto, ou seja, a união de todos para um bem em comum que é a sobrevivência dos animais. Essa revolução foi chamada de "Animalismo" em que constituía a ideia dos animais serem livres e que obedecessem a sete mandamentos que são: 1-Qualquer coisa que andar sobre duas pernas é inimigo,2-O que andar sobre quatro pernas, ou tiver asas, é amigo,3-Nenhum animal usará roupa,4-Nenhum animal dormirá em cama,5-Nenhum animal beberá ácool,6-Nenhum animal matará outro animal,7-Todos os animais são iguais.
O contraditório começa logo após a expulsão de Jones que era dono da terra pelos animais, quando os porcos decidem apenas criar e estudar as ideias que seriam colocadas em prática na granja,ou seja, eles eram os ditadores e já tinham rompido uma das ideias iniciais que seria a divisão igualitária dos trabalhos. Os porcos tentaram mudar os animais através de projetos, como o comitê da produção de ovos para as galinhas, a liga das caudas limpas para as vacas, comitê de reeducação dos camaradas arredios, o movimento pró-lã mais branca que congregava as ovelhas e outros mais, também programas para ensinar ler e escrever. Percebe-se que no sistema socialista há uma visão muito radical de querer que as pessoas sejam totalmente iguais, isso gera um grande conflito com a realidade, pois cada pessoa pensa diferente, faz diferente e é diferente, querer ver a sociedade dessa forma obviamente irá causar um conflito social. Um outro direito que é quebrado com esse sistema que priva a liberdade é o direito de educar a família da maneira que os pais julgam adequada, no livro napoleão (o porco) tira dos cachorros os filhotes pois ele julga mais adequado a sua maneira de adequar e utiliza da desculpa de um futuro mais igualitário. Os porcos como qualquer líder socialista viram que era possível enganar a população e começaram a corromper ainda mais esse sistema fracassado, dessa vez eles disseram que a maçã e o leite deveria ser consumido apenas pelos porcos pois essa alimentação era
...