TDE- FILME “A ONDA” E O CONTROLE SOCIAL
Por: Maripradov • 20/11/2018 • Resenha • 431 Palavras (2 Páginas) • 379 Visualizações
TDE- FILME “A ONDA” E O CONTROLE SOCIAL
MARIA OLÍMPIA PRADO
DIREITO 1B
O filme “A Onda” retrata o dia-a-dia de uma classe escolar, em que um professor afim de ensinar sobre autocracia, de uma maneira mais interessante, faz uma experiência que consiste em trazer o modelo autocrático por 1 semana na determinada turma, os próprios alunos já diziam que seria impossível instaurar um regime autoritário nos tempos de hoje. O professor inicia sua experiência impondo algumas normas, como o uso de um uniforme, cumprimentos específicos do grupo e outras exigências comportamentais. Porém, rapidamente, o movimento proposto se torna realmente em um mecanismo de controle. Os alunos estavam sendo completamente manipulados sem ao menos perceber e aquele que não aderisse ao grupo “A Onda”, era totalmente excluído, como se a pessoa não existisse.
O final do filme acontece quando o professor faz uma reunião do grupo “A Onda”, com a finalidade de encerra-lo, após uma confusão de alunos do movimento e alunos de outro curso, que faz ele perceber como as coisas saíram do controle. Nessa reunião um aluno, que era o que estava mais envolvido no movimento, comete suicídio, alegando que o grupo era a sua vida, pois antes dele ele não tinha amigos e sua família não era interessada em sua vida. O professor é preso logo após o ocorrido, culpado do caos que se espalhou.
Ao analisar o filme podemos identificar a crítica que Max Weber faz a liderança carismática, baseada na devoção do poder pessoal. Para o sociólogo, o indivíduo e a sua subjetividade são a base da ação social que temos entre as pessoas. O controle social é dado de um indivíduo sobre o outro. O motivo do indivíduo e quem ele tem como referência são objetos de estudos essenciais. Para ele, a sociedade vem desse ato inconsciente que temos de um ter controle sobre o outro. Para Weber o sentido social da ação pode vir de um caráter racional ou de uma natureza irracional.
Em minha percepção sobre o filme, podemos relacioná-lo com o que Weber diz ser a natureza irracional, que vem de emoção e tradição, a irracionalidade das massas, muitas vezes, resulta na obediência, como podemos identificar no filme. O filme também mostra as razões que podem levar à alienação como o vazio que as pessoas sentem e também tem a questão que as pessoas sentem a necessidade de serem aceitas por algum grupo, podendo ser facilmente influenciadas por ele. Por isso que o papel da família e as orientações da família e do professor são tão importantes na formação dos jovens para evitarem problemas sociais deste nível.
...