TEORIA DO ESTADO
Por: prybaptista • 14/9/2016 • Dissertação • 556 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
Página 1 de 3
Perguntas trabalho da Cibele.
- Explique o conceito de sociedade, de acordo com Giorgio Del Vecchio, para quem ela constitui um “ complexo de relações pelo qual vários indivíduos vivem e operam conjuntamente de modo a formarem uma nova e superior unidade”.
- Qual e a tese mais aceita, atualmente para explicar a origem das sociedades? Por que?
- Quais são as principais características das teorias orgânicas e mecânicas das sociedades?
- Explique as causas da sociedade (elementos constitutivos) conforme a metodologia aristotélica.
- Explique as principais características das sociedades politicas, e atribua a elas um conceito possível.
- Explique um conceito de nação. Nação e população significam o mesmo. Porque?
- Explique o que é separatismo e cite um conflito separatista atual.
- Em qual obra e por qual autor aparece pela primeira vez a noção de Estado, tal qual se concebe a partir do Estado moderno?
- Cite e explique as principais características do Estado.
- Explique as principais características dos Estados.
a)antigo
b)grego
c) romano
d) medieval
RESOSTAS:
- O complexo de relações, onde existe participação dos indivíduos contribuindo consciente com objetivos, em comum como busca da harmonia e a paz social, irá formar uma nova e superior unidade, que tem finalidade, o bem comum, interesse público. Indivíduos vivendo e operando conjuntamente para manutenção da ordem com direitos e deveres recíprocos.
- É o impulso associativo, sociedade natural, onde a origem da sociedade é o fruto da própria natureza humana, pois é considerado improvável que o homem saia de estado de natureza (situação pré-social) e crie uma sociedade produto de acordo de vontades (contrato hipotético celebrado entre os homens ).
- As principais características são grupamentos sociais, formas de organização e meio de interação entre indivíduos. A teoria da sociedade mecânica fala que os primeiros grupamentos sociais eles funcionam da mesma maneira que as engrenagens e as peças de um mecanismo, pois no inicio quando os primeiros grupos sociais estão se formando, não tem muita variação, caso elas comecem a variar começa a tornar-se um problema. O ideal era manter as pessoas iguais em pensamentos, em valores, em ideias, como um mecanismo.
- Logica formal: tudo o que existe e gerado por causas, eficientes, instrumental, material, formal e final.
- A sociedade politica e inerente a necessidade de organização das sociedades mais complexas, tem como finalidade o bem comum. São sociedades politicas segundo Dallari, todas aquelas que visam a criar condições para a consecução dos fins particulares de seus membros ocupam-se da totalidade das ações humanas coordenando-as em função de um fim comum. É aquela organizada para que as pessoas alcancem, fim delimitadas pelo território, onde autoridades exercem jurisdição.
- Nação – conjunto de indivíduos constituídos em sociedade natural, os quais, por sua identidade e características sociais e culturais determinam uma cultura única e própria, gerando uma consciência nacional singular. Nação e população não significam o mesmo porque população são todos os cidadãos de um território, mesmo tendo idiomas diferentes tradições e religiões diferentes, já nação necessita de unidade nessas questões.
- O separatismo é caracterizado por um movimento de separação de povos que constituem nações que disputam por um determinado território a fim de formar seu próprio Estado e adquirir independência. Exemplo seria Israel e Palestina.
- Na obra “O príncipe” de Maquiavel
- Os elementos do Estado são população, território, governo, e soberania. O Estado tem legitimidade quando o governo soberano exerce seu poder sobre uma população dentro de um território definido.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com