TERMO DE MEDIAÇÃO
Por: WagnerCavalheiro • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 478 Palavras (2 Páginas) • 376 Visualizações
DECLARAÇÃO DE ABERTURA DE SESSÃO DE MEDIAÇÃO
Prezados, bom dia.
Meu nome é Wagner Cavalheiro, estou aqui para ajuda-los e gostaria de fazer uma breve explanação do evento que aqui ocorrerá.
Sou mediador judicial e fui designado para esta sessão de mediação em função de uma parceria institucional entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul - Comarca de Rio Grande e a Faculdade Anhanguera do Rio Grande, instituição à qual sou vinculado.
Meu objetivo nesta sessão de mediação é colaborar para que se encontre uma solução de consenso para o litígio entre vocês.
Existem duas formas de resolver esta ou qualquer outra ação.
A primeira se dá pela forma tradicional onde são apresentadas as alegações de cada parte, produzidas as provas e o juiz analisa estas alegações e as provas, para, a partir desta análise, impor uma decisão. Assim, neste caso prevalece a opinião do juiz, a qual é imposta.
Já pela segunda forma de solução o que importa não é a vontade do juiz, mas a vontade das partes, ou seja, dos Srs.
Há duas grandes vantagens nesta segunda forma de solução.
A primeira consiste no tempo. Já neste caso o processo pode ser resolvido agora. Seguindo o primeiro caminho será marcada uma nova audiência para a produção das provas orais, num prazo não inferior a 06 meses, para que depois o juiz julgue o processo, podendo haver vários recursos, o que pode fazer o processo se arrastar por anos.
Caso se chegue a um consenso nesta mediação, os senhores saem hoje e agora desta sala com a situação resolvida definitivamente.
Portanto, nesta forma de resolver um conflito pela mediação poupa tempo e evita desgastes.
Outra vantagem é que não há riscos. Ou seja, na forma tradicional nunca se sabe o resultado do processo, nunca se sabe o que o juiz vai decidir. E com isto temos o risco de que o que esperamos não seja alcançado.
Já na mediação o que for ajustado é o decidido, resolvido e será cumprido, de modo que não há riscos.
Ainda destaco que o papel da Justiça é buscar a paz na sociedade e decisões impostas nem sempre conseguem chegar neste objetivo.
Mas para isto é muito importante que haja boa vontade, esforço e colaboração, tanto das partes, como os advogados.
Vendo que vocês estão acompanhados de advogados, o papel deles é de auxiliar nestas reflexões, de modo que é muito importante a participação e a opinião dos seus advogados.
Não obstante, gostaria de salientar que todos terão oportunidade de se manifestar e colaborar com esta audiência. Entretanto, gostaria de pedir que enquanto uma pessoa falar a outra preste atenção e aguarde a sua vez de se manifestar, para que possamos desenvolver esta audiência de forma eficiente, produtiva e respeitosa.
Caso não seja alcançada a solução de consenso entre as partes, será marcada uma nova audiência.
Tudo certo? Alguma dúvida dos senhores?
Certo de vosso entendimento agradeço a atenção dispensada e vamos adiante!
...