TRABALHO A2 DE CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO
Por: Caiogp13 • 26/11/2017 • Seminário • 684 Palavras (3 Páginas) • 414 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
TRABALHO A2 DE CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO
Caio Gomes Pacheco - 20171109236
Jorge Luigi
Nivea Bruno Ribeiro Cajazeira - 20171109876
RIO DE JANEIRO
SETEMBRO - 2017
TRABALHO A2 DE CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO
Trabalho apresentado ao Professor Daniel Nunes Pereira
da disciplina Ciência Política e Teoria do Estado
da turma, Jur12C turno Manha
do curso Direito
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
RIO DE JANEIRO – 14 DE NOVEMBRO DE 2017
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p.3
2- _______ p.
3- ___ p.
4
1-INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado mostrará as formas de Estado, definindo seus conceitos e componentes.
É defino na atualidade o Estado como uma forma organizacional cujo significado é de natureza política. É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. (?) Paulo Bonavides, afirma quanto a compreensão filosófica do Estado: “[...] a “realidade da idéia moral”, a “substância ética consciente de si mesma”, a “manifestação visível da divindade”, colocando-o na rotação de seu princípio dialético da Idéia como a síntese do espírito objetivo, o valor social mais alto, que concilia a contradição Família e Sociedade, como instituição acima da qual sobrepaira tão-somente o absoluto, em exteriorização dialéticas, que abrangem a arte, a religião e a filosofia”[1].
O conceito, na visão de diversas doutrinas pode ter modificações, mas o é verdadeira afirmar que é o bem comum sempre será mantido, ou seja, a criação do Estado visa a realização do bem público e por isso detém autoridade (direito de mandar) e poder (força para obrigar).
Mas para a existência do Estado propriamente dito é necessário à organiza lo de formas a manter a ordem social. E tudo isto, em geral, definido na constituição de cada Estado, por se tratar de elementos fundamentais para a organização social.
Destacamos a forma de Estado Unitário, ao qual apresenta uma organização política singular com um governo único de plena jurisdição nacional, sem divisões internas que não sejam simplesmente de ordem administrativa. O Estado unitário é o tipo normal, o Estado padrão.
[1] BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 10 ed. rev. atual. São Paulo: Malheiros, 2000, p. 35
Trata-se daquele que não é divisível em partes internas que mereçam o nome de Estado. O poder público possui um único aspecto: o governo central, representando um corpo homogêneo e exclusivo, no qual só há uma autoridade de governo que atua politicamente e administrativamente.
...