TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA-UFF

Por:   •  15/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

2016

[TRABALHO DE INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA-UFF][pic 1]

[Digite aqui o resumo do documento. Em geral, o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento. Digite aqui o resumo do documento. Em geral, o resumo é uma breve descrição do conteúdo do documento.]

Nosso trabalho é a respeito do documentário China Blue e como o mesmo pode entrar  na concepção da imaginação sociológica escrita por Charles Wright Mills.

O documentário retrata a realidade vivida por inúmeros Chineses dentro da concepção capitalista do mercado Chinês que é voltado, no que faz jus a indústria de produção de roupas e tecidos, a exportação. Nesse cenário, a exploração dos trabalhadores apresenta-se como uma das principais criticas que os criadores do documentário queriam expor ; um dos comentários tecido por Micha Peled –Americano que dirigiu o documentário- a tal respeito foi : “ Elas vivem amontoadas nos dormitórios das fábricas, onde a água tem que ser trazida para cima em baldes. Suas refeições e o aluguel são deduzidos de seus salários que não chegam a um dólar diário.

Nota-se que a trama toda que percorre o documentário são em fabricas no sudoeste da China onde há a produção de calças e casacos jeans por grandes empresas capitalistas, principalmente as Americana. Mostra-se como relevante ,também, a exposição do trabalho adolescente e infantil nessas grandes fabricas, e ,além disso, as condições tenebrosas de no setor de trabalho também apresentam-se como realidade na China. O documentário aborda, de uma maneira macro, o complexo assunto de globalização no sentido humano.

É possível relaciona-lo ao texto imaginação sociológica uma vez que Charles Wright preocupava-se em mostrar uma visão divergente da que possuímos naturalmente, sendo mais abrangente e imparcial da que utilizamos cotidianamente. O documentário China Blues apresentou-se como uma ótima escolha já que demonstra uma realidade que para muitos não é vista, a da intensa exploração capitalista, englobando ,assim, o próprio telespectador dentro da trama visto que esse colabora para a manutenção das relações desiguais e a exploração exacerbada do trabalho. Portanto, o documentário nos mostra um dos princípios abordados pela a imaginação sociológica que é a capacidade que temos em associar todos esses elementos e relacionar com o comportamento de um indivíduo.

Outro aspecto relevante para citarmos consiste na outra parte do texto de Charles , que é a da busca da mudança de perspectiva diante dos fatos; o documentário nos mostrar que o consumo desenfrado não ocasiona apenas consequências no âmbito financeiro pessoal dos seres, mas sim na degradação da vida de muitos, como os trabalhadores Chineses e muitos outros pelo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com