Trabalho Marketing FGV - MBA Business Law
Por: anacleiacr • 27/3/2020 • Trabalho acadêmico • 2.290 Palavras (10 Páginas) • 398 Visualizações
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
[Março/2020]
[pic 4]
Elaborado por:
Disciplina: Marketing
Turma
Introdução
O plano de marketing é uma ferramenta essencial para a gestão eficaz e crescimento do potencial lucrativo da empresa, na medida em que estabelece metas, objetivos e estratégias em face do produto ou do serviço comercializado pela organização, visando propulsionar as suas vendas, reconhecimento do valor da marca, melhoria da imagem da empresa, dentre outros.
.
O plano de marketing desenvolvido a seguir tomou por base a Livraria Leitura, utilizando informações disponibilizadas no site da própria empresa, dados recolhidos em sites de consulta aos consumidores, blogs, Instagram, youtube, dentre outros.
A análise do macro e do microambiente no qual a Livraria Leitura está inserida apontam a necessidade de elaboração de um plano de marketing que ajude a superar a crise atualmente vivenciado pelo mercado livreiro cujos últimos nãos têm sido desafiadores, tendo em vista as mudanças nos padrões de comportamento dos consumidores , crescimento do consumo de produtos digitais, crise econômica com corte de gastos considerados supérfluos e concorrência com grandes lojas varejistas e gigantes do mercado online, a exemplo da Amazon.
Assim, o trabalho está dividido em:
- Breve análise da empresa objeto de estudo, sua história, sua posição de mercado, dentre outras informações relevantes para a elaboração do plano de marketing
- Análise Ambiental por meio da elaboração da matriz SWOT;
- Pesquisa de Mercado e seus impactos
- Análise Competitiva utilizando o “Modelo das Cinco Forças de Porter”
- Proposta de Comunicação de Marketing
Desenvolvimento
1. Breve descrição da Livraria Leitura
A Livraria Leitura foi fundada em 1967, em Belo Horizonte, quando então vendia apenas livros novos e usados. Atualmente, conta com mais de 70 lojas, espalhadas em 19 estados, sendo que, em 2017 e 2018, anos nos quais foi evidenciada uma retração no mercado livreiro, a empresa apostou no seu próprio potencial e contra a maré pessimista no ramo, expandiu suas lojas.
A Leitura foi uma das primeiras no Brasil a adotar o modelo de “megastore”, categoria que inclui lojas com mais de mil metros quadrados, nas quais são vendidos diversos tipos de produtos relacionados à cultura e ao entretenimento. Por isso, suas lojas são consideradas verdadeiros centros de cultura para toda a família, oferecendo livros, revistas, filmes, música, games, informática, papelaria, jogos e presentes. Ademais, inclui espaços de entretenimento como cafés, ambientes para leitura, sessões de autógrafos e eventos culturais.
A Livraria Leitura, a despeito de ainda apostar no potencial de atrair a clientela para suas lojas físicas, adaptou-se às mudanças nos comportamentos dos consumidores, combinando a modalidade de vendas presenciais, com vendas onlines e por atendimento telefônico.
Além de ter lançado, em 2018, o “Clube Leitura”, um clube de assinaturas com opções voltadas para os mais diversos públicos, incluindo pacotes infantis, para fãs de quadrinhos e produtos Marvel, para os fãs da Turma da Mônica, pacotes família, etc. Além disso, o clube é assessorado por consultores renomados que fazem a indicação e seleção dos livros, sendo que o consumidor tem a possibilidade de escolher qual consultor irá fazer suas indicações.
2. Análise ambiental da Livraria Leitura
Feito esse panorama geral e descritivo da Livraria Leitura, é essencial o desenvolvimento de uma análise ambiental, por meio da qual serão identificados os pontos fortes, as ameaças, as fraquezas e as oportunidades da organização, por meio da sua MATRIZ SWOT.
PONTOS FORTES DA LIVRARIA LEITURA 1) Aderiu o modelo de “megastore” oferecendo produtos variados, além de livros e artigos de papelaria. 2) Empresa conhecida e consolidada no mercado no qual atua há mais de 50 anos. 3) Desenvolve diversos eventos e inclui espaços de entretenimento que atrai a clientela para as lojas físicas 4) Promove, além das vendas presenciais, vendas online 5) Desenvolve clube de leitura associado a uma curadoria de seleção que promove a venda de livros de elevado valor agregado e best sellers infanto-juvenis | OPORTUNIDADES 1) Criar mais conteúdo para sua rede social no Instagram e para o seu canal no Youtube 2) Promover mais lançamentos de livros e outros eventos nas demais filiais; 3) Resolver problemas relacionados às reclamações feitas nas compras feitas online 4) Acentuar sua posição no nicho de mercado em que atua |
PONTOS FRACOS DA LIVRARIA LEITURA 1) Reclamações quanto ao atendimento recebido nas lojas; 2) O desenvolvimento de eventos é concentrado em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, não tendo oferta de eventos nas demais filiais 2) Possui uma baixa diversidade de clientes, uma vez que é frequentada por “famílias tradicionais” 3) Necessidade de impulsionar Canal do Youtube e perfil nas redes sociais para ter melhorar a divulgação e promoção da marca | AMEAÇAS 1) Concorrência com outras livrarias que adotam modelo de negócio varejista e que praticam políticas de preços agressivas, com ampla variedade de produtos; 2) Redução das vendas de livros físicos em razão da disseminação do uso de e-books e de audiolivros; 3) Redução das vendas em razão do crescimento de grandes livrarias online, a exemplo da Amazon; |
3. Pesquisa de mercado
A análise ambiental é imprescindível para, a partir da identificação dos pontos fortes e fracos da organização, definir o que pode ser feito e o que deve ser feito para assegurar que a empresa tenha sustentabilidade e potencial lucrativo no mercado em que atua. Além disso, é essencial que se verifique, por meio de pesquisa de mercado, o posicionamento e qual a percepção que o público consumidor tem da Livraria Leitura.
...