Trabalho de metodologia - síntese
Por: Marcella Luiza • 10/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.472 Palavras (6 Páginas) • 139 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Direito
Marcella Luiza Fernandes de Mattos
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Síntese do capítulo 2: O trabalho acadêmico: Orientações para estudo na Universidade
Belo Horizonte
2019
Marcella Luiza Fernandes de Mattos
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Síntese do capítulo 2: O trabalho acadêmico: Orientações para estudo na Universidade
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Científico, do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professora: M.ª Heliane Alves De Carvalho Costa.
Belo Horizonte
2019
1.0. A ORGANIZAÇÃO DA VIDA UNIVERSITÁRIA
Com base no texto de Antonio Severino - Metodologia do Trabalho Científico - ao começar o ensino superior, é necessário que o estudante assuma uma diferente postura com relação aos estudos, devido ao fato de que com a faculdade é preciso mais foco e dedicação. Logo, é recomendado que o aluno seja autodidata dentro desse ambiente, para assim, adquirir mais êxito no curso no qual pertence.
Severino recomenda que o aluno utilize instrumentos de trabalho para o auxiliar nessa formação universitária, tornando-a mais descomplicada,no qual esses instrumentos pra ele são revistas - que são boas fontes de estudo pois possuem um bom repertório disciplinar sobre diferentes áreas de estudo, dando ao estudante a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de sua ciência e de outras também - a internet, e livros que contribuam para o estudo. Sendo assim o aluno vai formando uma biblioteca pessoal, seja ela física ou virtual, que contribuirá para seu estudo ao longo do curso também com o auxilio das suas notas de aula e do material passado em sala pelo professor, esse tendo dever de conduzir os alunos em suas vias de aprendizagem. Com relação ao aproveitamento das aulas, é bom que o aluno tome notas, assim retirando as idéias principais, para que assim, ao chegar em casa essas o ajude á fazer a correção, complementação e triagem para sua documentação.
Dessa forma, é preciso que o estudante seja organizado, de modo que tenha um cronograma próprio de estudos e que em classe tome notas das idéias principais e ao chegar em casa seja feito uma revisão e uma preparação, no qual a revisão é uma reorganização da matéria exposta em sala mediante a documentação, e a preparação é a releitura, reestudo da aula passada com um aprofundamento feito pela exploração de instrumentos de estudo complementares, e logo após esses processos que o conteúdo seja compreendido de forma clara e assim o aluno possa com clareza exercer as tarefas requisitadas pelo professor.
2.0. LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
É visto que, textos de filosofia e ciência são mais complexos que textos literários, porém não quer dizer que sejam impossíveis de compreender. A pesquisa positiva é baseada em dados e fatos, fundamentados por pesquisas e técnicas específicas, assim, vem acompanhada de um raciocínio mais lógico. Logo, em toda leitura é preciso criar condições de abordagem do texto para auxiliar na análise desse.
Para a abordagem de diretrizes e análises textuais é recomendado se atentar ás funções de emissor e receptor, que gera uma comunicação textual, na qual o emissor é uma consciência e o receptor é outra, assim a mensagem deve ser antes assimilada e depois compartilhada. O texto- linguagem é o código. Nas fases desse processo, o homem pelo seu conhecimento cientifico e sua liberdade sofre intervenções culturais e própria de si mesmo que colocam em risco o foco da transmissão. Por isso algumas precauções devem ser tomadas, sendo o estabelecimento de uma divisão da leitura para que seja obtido um sentido completo, para ter uma compreensão total do texto e depois partir para a análise textual, que é a unidade de leitura.
A análise textual é uma leitura rápida, que possui a função de introduzir e preparar o aluno para a análise do texto, de modo que mostra dados relevantes. Já a análise temática tem a finalidade de fazer o estudante saber a idéia central do texto, utilizando um método zetético ao longo do texto. A análise interpretativa, como já é visto serve para interpretar o texto, de modo que o leitor pode inferir nas idéias e tomando sua própria opinião. A problematizarão ocorre quando acontece o levantamento de problemas para a discussão. A síntese pessoal é quando o leitor redige sua própria redação baseado na sua própria interpretação sobre o texto.
A utilização de documentação como método de estudo é um tipo diferente de estudo porém usado por muitos, e é visto que o conhecimento é desenvolvido a partir da reflexão dentro de áreas específicas. A documentação temática é dividida por área ou tema como já se diz no nome e pode ser aplicada a um assunto em particular ou geral dentro do tema específico. A documentação bibliográfica possui informações de uma área específica de conhecimento mas não sobre um tema central. A documentação geral é aquela que organiza e guarda documentos úteis retirados de fontes perecíveis, organiza esses documentos em pastas. O aluno pode decidir qual folha vai utilizar mas o esquema deve ser o mesmo de forma que tenha: chamada geral, título amplo, chamada secundária, perspectiva, critério. É aconselhável o aluno possuir um glossário.
...