UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL DEONTOLOGIA
Por: ThiagoTriboliW • 30/6/2017 • Trabalho acadêmico • 3.055 Palavras (13 Páginas) • 306 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
DEONTOLOGIA
Para resolução da atividade utilize o EOAB (artigos 1º ao 13, também o 30 e 31, 49 e 70), Código de Ética e Disciplina (artigos 1º ao 8º e 27 ao 47) e Regulamento Geral (artigos 18 ao 19),
Atividade 1ª parte – Assinale com um X (escolha outra cor de fonte que não o preto para responder) a assertiva considerada correta e preencha o espaço que solicita a base legal indicando-a corretamente:
1 – Quem pode usar a denominação de advogado?
( )bacharel em direito
( )estagiário inscrito na OAB
( ) estagiário não inscrito na OAB
( X )aquele profissional regularmente inscrito na OAB segundo os ditames do artigo 8º do EOAB
Base legal: Lei Nº 8.906/94, Art 8, II e demais...
2 – Quais efeitos dos atos praticados por pessoa não inscrita no quadro de advogados?
( X ) Atos nulos, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas cabíveis.
( )Atos anuláveis.
( ) atos anuláveis, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas cabíveis.
( ) são atos válidos plenamente
Base legal: Lei Nº 8.906/94, Art 4
3 – O que é o Código de Ética de Disciplina dos advogados? Quem o criou? Advogados estão obrigados a observá-lo?
( ) Lei ordinária federal criada pelo Congresso Nacional, e os advogados estão obrigados a observá-la.
( ) Lei ordinária federal criada pelo Congresso Nacional, porém de observância facultativa entre os advogados.
( ) Norma criada pelo Conselho Estadual da OAB/RS e possui observância obrigatória.
( x ) Norma criada pelo Conselho Federal da OAB e que possui observância obrigatória por parte dos advogados.
Base legal Art 57
4 – A OAB prevê que a conduta do advogado contribui ou não para o prestígio da classe?
( ) Cada advogado é livre na defesa de seu cliente para agir da maneira como quiser sem se preocupar com a classe dos advogados.
( x ) O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestígio da classe e da advocacia.
( ) O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua, na medida do possível, para o prestigio da classe.
Base legal: Art 31
5 – Há subordinação no trato entre advogados e demais autoridades? Serventuários da justiça podem tratar o advogado da forma como quiserem?
( x ) Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos.
( ) Há hierarquia e subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério público, mas todos devem tratar-se com consideração e respeito recíprocos.
( ) Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos, podendo porém desacatar um ao outro na defesa da causa.
Base legal Art 6
6 – O advogado pode ser obrigado a atuar em conjunto com outro colega determinado pelo cliente?
( x ) O advogado não se sujeita à imposição do cliente que pretenda ver com ele atuando outros advogados, nem fica na contingência de aceitar a indicação de outro profissional para com ele trabalhar no processo.
( ) O advogado é obrigado a aceitar imposição de seu cliente que pretenda ver com ele atuando outros advogados, e aceitar a indicação de outro profissional para com ele trabalhar no processo.
( ) O advogado é obrigado a aceitar imposição de seu cliente que pretenda ver com ele atuando outros advogados, desde que sejam seus amigos, e aceitar a indicação de outro profissional para com ele trabalhar no processo.
Base legal Art 18, Parágrafo Único.
7 – Juliano advogado da empresa PLASBIL Indústria de plásticos, contratado para o setor jurídico da empresa, está também obrigado a defender o dono da empresa numa eventual ação de divórcio?
( ) O advogado profissionalmente está vinculado ao dono da empresa por isso deve atender a solicitação e atuar no divórcio.
( x ) O advogado empregado não está obrigado à prestação de serviços profissionais de interesse pessoal dos empregadores, fora da relação de emprego.
( ) O advogado empregado não está obrigado à prestação de serviços profissionais de interesse pessoal dos empregadores, fora da relação de emprego, mas deve ter cuidado ao dizer isso ao seu empregador.
Base legal Art 18, Parágrafo Único
8 – Quem tem prerrogativa de selecionar e punir advogados? A punição disciplinar impede uma eventual punição criminal caso a conduta seja também um crime?
( x ) O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração, salvo se a falta for cometida perante o Conselho Federal.
( ) O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração, independentemente de a falta ter sido cometida perante o Conselho Federal.
( ) O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial o advogado tenha inscrição principal, independentemente de a falta ter sido cometida perante o Conselho Federal.
Base legal Art 70
9 – O uso do documento de identidade profissional do advogado é de uso facultativo?
( x ) O documento de identidade profissional, na forma prevista no Regulamento Geral, é de uso obrigatório no exercício da atividade de advogado ou de estagiário e constitui prova de identidade civil para todos os fins legais.
( ) O documento de identidade profissional, na forma prevista no Regulamento Geral, não é de uso obrigatório no exercício da atividade de advogado ou de estagiário e não constitui prova de identidade civil para todos os fins legais.
...