Universidade Católica do Salvador
Por: Luara Vinhas • 26/2/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 5.638 Palavras (23 Páginas) • 47 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Universidade Católica do Salvador
LUARA LOURENÇO VINHAS
PORTFÓLIO DE SOCIOLOGIA DO DIREITO
SALVADOR
2021
[pic 3]
LUARA LOURENÇO VINHAS
PORTFÓLIO DE SOCIOLOGIA DO DIREITO
Este portfólio, apresentado à disciplina Sociologia do Direito, do Eixo de Formação Básico da Universidade Católica do Salvador, tem como requisito de avaliação da disciplina Sociologia do Direito.
Orientador: Georgeocohama Archanjo.
SALVADOR
2021
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO DO LIVRO DE SOCIOLOGIA ............................ pág. 04
- OS FUNDAMENTOS DA OFENSIVA NEOLIBERAL ................... pág. 05
- LIBERALISMO .............................................................................. pág. 05
- NEOLIBERALISMO ...................................................................... pág. 06
- A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM ..................................................... pág. 09
- SOCIOLOGIA E DIREITO NA TEORIA DURKHEIMIANA ........ pág. 12
- SOCIOLOGIA ALEMÃ: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER.................................................................................... pág. 15
- KARL MARX E A HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM..................................................................................... pag. 17
- RESENHA DO FILME: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA .............. pág. 20
- AUTO-AVALIAÇÃO ........................................................................ pág. 22
INTRODUÇÃO DO LIVRO SOCIOLOGIA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA SOCIEDADE
Na introdução, Cristina Costa faz-nos refletir sobre as diversas particularidades semelhantes entre nós, seres humanos racionais e os seres irracionais presentes na terra, relata principalmente na questão instintiva que é comum aos dois, tanto no ser racional quanto o irracional. Contudo, nós temos a vantagem da comunicação, que nos permite visões de mundo e experiências únicas e isso é o que nos faz ser distinguido dos seres. A cultura e é outro fator determinante para evolução humana, pois, apesar de sua complexidade, ela tem uma grande contribuição para o conhecimento.
Outrossim, a autora relara sobre a evolução da ciência como outra aliada forte, pois, sem ela não seria ao menos possível chegar a sociologia, e tantas outras coisas positivas que vieram a beneficiar o homem e seus costumes na sociedade. Dessa forma, a sociologia vem de maneira significativa para estudar as atividades humanas na sociedade e defender principalmente as classes sociais menos favorecidas, trazendo consigo, pautas importantes para discussões significativas.
OS FUNDAMENTOS DA OFENSIVA NEOLIBERAL, DE ACORDO COM LUÍS
FERNANDES
- LIBERALISMO
De acordo com o texto de Luís Fernandes, no século XVIII, a doutrina do liberalismo chegou para enfrentar o domínio obscuro da religião e também o absolutismo, e para rebater as restrições mercantilistas com a desculpa do processo de industrialização. Muitos estudiosos da época, criticaram os Estados autocŕaticos, trazendo a tona a importância de não violar os direitos individuais/privados. Já nas questões de economia, esses estudiosos defendiam a liberdade de mercado em vez de um sistema mercantilista restritivo.
O liberalismo tinha uma corrente progressista ligada aos interesses da primeira potência capitalista da época, a Inglaterra, como relata Luís Fernandes. Nos meados do século XIX, com o grande crescimento do capitalismo nos mais diversos países, o liberalismo perdeu seu papel progressista e se tornou um ideal conservador. Com a chegada das grandes guerras, o liberalismo perdeu sua força e outras ideologias políticas como: os mais diversos tipos de capitalismo e o socialismo tomaram força e se sobrepuseram ao liberalismo. Por fim, vemos que o liberalismo não deu sua sucessão devido aos golpes posteriormente desferidos pela emergência do
novo protecionismo nos EUA, Alemanha e Japão. Neste cenário, deu-se o fim da segunda guerra mundial e do liberalismo, sendo o socialismo responsável e destinado a reincidir no antigo mundo de conflitos que um dia o liberalismo vivenciou.
- NEOLIBERALISMO
Após o fim do liberalismo, vários pensadores liberais, estando completamente desacreditados e inconformados com o fracasso do liberalismo, se reuniram em Paris e formaram o Centro Internacional de Estudos para a Renovação do Liberalismo, em 1938, na tentativa de reinserir um novo liberalismo. Contudo, esse projeto foi desarticulado com o início da Segunda Guerra Mundial.
Não obstante, em 1947, o mesmo grupo de liberais foi ampliado e renasceu na Suíça, agora com o codinome de Sociedade de Mont Pèlerin. Essa articulação teve um papel fundamental para a renovação do pensamento e base teórica do chamado novo liberalismo, ou seja, o neoliberalismo. Tem-se como os principais inspiradores desse movimento os integrantes da Escola Austríaca do Pensamento Econômico, sendo composto por Ludwig Von Mises e Friedrick Hayek, sendo o texto do Friedrick, O caminho da servidão, o texto base para a fundamentação do neoliberalismo. Além disso, vale destacar que houve outros influenciadores de extrema importância para o neoliberalismo, como por exemplo, Karl Popper que estava no âmbito da teoria do conhecimento, Milton Friedman no pensamento econômico e o sociólogo Raymond Aron, além dos líderes políticos, que foram destacados na reorganização das economias capitalistas na Europa do pós-guerra, Ludwig Erhard, na Alemanha e Luigi Einaudi, na Itália. Sendo estes, os sete integrantes da sociedade Mont Pèlerin contemplados com o prêmio Nobel de economia, entre os anos 70 e 90.
...