Utilização da informatica na area do direito
Por: Lucas Beneti • 20/6/2017 • Relatório de pesquisa • 2.884 Palavras (12 Páginas) • 717 Visualizações
Centro universitário Unifacvest
Curso de direito 1° fase
Turma 161 NA
Trabalho: Utilização da Informática na Área do Direito
Nome: Lucas Eduardo Beneti
Prof.: Deise Cruz
13 de Junho de 2017
Introdução
Esta pesquisa refere-se sobre a introdução da informática no área do direito, assim facilitando a vida do profissional e sendo necessária no âmbito jurídico. A informática e as tecnologias do mundo moderno está deixando de ser apenas um lazer ou qualquer outro modo mas sim sendo indispensável na capacitação e profissionalização de vários fatores do mercado trabalhista em especial na área jurídica. Como já citado a importância da informática na vida dos indivíduos é algo fundamental nos dias de hoje, pois estamos vivendo em uma era tecnológica que tem uma influência decisiva no dia a dia de todos. Acabaram-se as barreiras e a informática quebrou regras de até então.
Buscando deixar explicita a importância da informática na área do direito, os benefícios, a aplicação, as contribuições de informações e alguns exemplos claros de sistemas utilizados.
- Sumário
- 1_ A Importância da informática na área do direito ______________________________________________________pagina 1
- 2_Seus benefícios ______________________________________________________pagina 2
- 3_ Sua aplicação ______________________________________________________pagina 3
- 4_A contribuição das tecnologias da informações na área do direito ______________________________________________________ pagina 4
- 5_sistemas utilizados na área ______________________________________________________ pagina 5
A Importância da informática na área do direito.
A tecnologia no âmbito jurídico é potencialmente importante para o funcionamento do órgão Judicial e principalmente, para a agilidade de resolução de ações e organização de processos e documentos. É nesse momento que se considera a digitalização dos processos, sendo esta digitalização de informações e dados de relevância extrema para o funcionamento judicial, contribuindo para o acesso a justiça pelos indivíduos, proporcionando uma facilidade antes necessária.
A informatização nesta área é de interesse para a realidade e o acesso a justiça, a qual já se encontrava devidamente positivada em forma de lei, a lei nº 11.419, de 19 de dezembro de 2006, que regula a respeito de ceder informações dos processos judiciais, sendo de suma importância e principal característica da tecnologia na área do direito.
Pagina 1
Os benefícios da informática na área do direito.
Os problemas que o sistema jurídico brasileiro apresenta, vem provocando um descrédito por parte da sociedade na procura pela transparência jurídica, pela busca de seus direitos. Tudo isso devido à demora e burocracias que o processo possui durante todo o seu trâmite. Ocasionando uma insegurança no meio jurídico não apenas da sociedade, como no próprio meio jurídico. Sendo assim, há uma transparência e credibilidade entre o campo jurídico e a sociedade propriamente dita, havendo uma melhora na relação entre a sociedade e o jurídico, digamos assim.
A integração do meio eletrônico foi um grande avanço na área do direito. Devido todos os benefícios que ela pode trazer para a facilitação do andamento do processo, como a segurança, eficiência, acessibilidade, confiabilidade, a facilidade tanto de acessar como de enviar, sua publicação mais acelerada.
O Direito entra em cena na tecnologia utilizando ferramentas que proporcionam uma grande melhoria na prestação do serviço na área. Implantou-se um sistema que proporciona a utilização de processos digitais. Fazendo com que pesquisas jurisprudenciais sejam feitas apenas por um computador. Por consequência, acarretando inúmeros benefícios já dito, não encaixando-se necessariamente para o Brasil, mas representa uma opção de solução para o caos vivido nos tribunais frente às inúmeras pilhas de processos que se acumulam nesses lugares, bem como representa uma maior facilidade para a sua própria conclusão. Ou seja facilidade de acesso a informações em apenas alguns clics, sem ser necessário pilhas e pilhas de papeis amontoados, melhorando o modo de busca, utilização e aperfeiçoamento em certos processos na área jurídica.
Pagina 2
Aplicação da informática na área do direito.
A informática se aplica no direito com objetivo a estudar aspectos jurídicos do uso de computadores e da tecnologia da informação em geral, com fundamento no grande desenvolvimento da Internet e na importância da tecnologia da informação e da informática nas relações jurídicas. O Direito da Informática visa regulamentar as relações sociais ocorridas no âmbito da tecnologia da informação. Trata-se de uma evolução do próprio direito, que busca resolver os complexos (os quais os designam esta área do Direito como "Direito Informático", "Direito Eletrônico", "Direito da Tecnologia da Informação", "Direito da Internet", ou ainda "Direito Cibernético", termos que parecem ter menor aceitação na comunidade acadêmica. Porém, o termo "Direito Digital" tem se tornado preferencialmente popular no Brasil para indicar questões jurídicas relativas à Internet.) problemas jurídicos ocasionados no âmbito da sociedade da informação. Na Europa aborda-se não só o campo da ciência do Direito que se dedica ao estudo da regulação da informática e assuntos similar pelo Direito (o Direito da Informática propriamente dito), mas, também, o campo que trata da influência da informática no Direito, como base de dados de jurisprudência e legislação, uso de inteligência artificial para automação de decisões, etc., mais popularmente no Brasil como Informática Jurídica ou Direito Informático.
...