A CONTABILIDADE SOCIAL
Por: sarharayla • 4/1/2021 • Trabalho acadêmico • 2.184 Palavras (9 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE SOCIAL
DOCENTE: Prof. Dr. Francisco Prancácio Araújo de Carvalho
Discente: Sarha Rayla Nepomuceno Miranda
ATIVIDADE - Rossetti (Capítulo V)
Teresina-PI,
29 de dezembro de 2020
1) Qual a diferença básica entre os modelos de Economia aberta a economia fechada?
Se refere a modelos teóricos que excluem as relações econômicas com o resto do mundo. Já a inclusão desse conceito, confere a concepção de economia aberta, onde serão consideradas todas as transações que se observam não apenas entre os residentes de determinada economia, mas também os residentes de outras economias, que estariam localizados no que consta ao resto do mundo.
2) Defina o balanço internacional de pagamento se diferencie, citando exemplos, os conceitos de residentes e não-residentes.
Residentes, diz respeito aos agentes permanentemente situados em determinado território de uma nação e cuja suas atividades estejam associadas a direção e ao controle sistemático das autoridades nacionais. Por outro lado, o conceito de não-residentes, diverge deste primeiro, pois esse diz respeito aos agentes que estão estabelecidos em outros países e não no seu país de origem, tanto aqueles que estão em trânsito no exterior quanto os que embora situados no exterior, tem suas atividades e ações inteiramente financiadas pelos países de origem.
3) Como se agrupam em transações econômicas com o resto do mundo o resto do mundo e qual a estrutura usual do Balanço internacional de pagamentos?
O BP, registra todas essas transações econômicas entre os residentes e não-residentes, realizando um agrupamento seguindo suas naturezas. Com quatro grandes agrupamentos de transações: Fluxos comerciais de mercadorias e prestação de serviços que contém correspondentes contrapartidas monetárias; Transações Unilaterais, a títulos de auxílios, donativos ou imersas pessoais que são feitas independente de contraprestação;Movimentos puramente monetários, como resultantes de empréstimos internacionais de curto e de longo prazos e de fluxos de entrada e, saída de capitais para investimentos diretos de risco;Alterações nos ativos e passivos estrangeiros do país que se tiverem originado dessas transações. Ademais, usualmente a estrutura do Balanço Internacional de Pagamentos é: Transações Correntes e Movimentos de Capital
4)Por que razão, dado um balanço internacional de pagamentos somente as transações correntes são transportadas para os sistemas de contas nacionais?
Sob a visão da Contabilidade Social, dentre as diversas transações registradas no Balanço Internacional de Pagamentos, somente as que interferirem nos fluxos internos de produção e de apropriação da renda, como também no processo de acumulação, traz como implicação uma consideração apenas das transações correntes para serem transpostas para o Sistema de Contas Nacionais, por possuírem essas características.
5) Em suas transações com o resto do mundo, a economia obteve um saldo superavitário em transações correntes. O superávit deve ser considerado como acumulação ou como desacumulação externa líquida? Justifique sua resposta.
Acumulação externa líquida
6) Em que economia aberta, quais as categorias que constituem a poupança agregada ?
A poupança agregada será constituída pela soma da poupança interna e da poupança do exterior. Sendo a Interna a soma das Unidades Familiares+Empresas+Governo. Já a externa advém do déficit da balança de pagamentos em conta corrente incorporado aos agregados da poupança interna.
7) Como se decompõe em uma economia aberta, os totais da oferta e da procura de bens e serviços finais?
Em uma economia aberta, o total da oferta é dado pelos bens e serviços finais resultantes das atividades internas de produção, somados ao valor da importação de mercadorias e serviços. Já a decomposição da procura de bens e serviços é dado pela procura final interna, que corresponde ao consumo das Unidades Familiares e Governo e, ao investimento, das Empresas e do Governo, além disso, a variação de estoques também é considerada, por fim, no total da procura de bens e serviços também se considera a procura final externa, que vem da exportação de mercadorias e serviços.
8) Para um modelo completo de economia aberta, considere os seguintes dados:
Valor Agregado Líquido pelos Setores
Primário 885
Secundário 1.550
Terciário 2.015
Remuneração dos Fatores
Salários 3.650
Aluguéis 225
Juros 150
Lucros
Distribuídos 325
Não Distribuídos 100
Reservas para Depreciação 50
Consumo
Das Unidades Familiares 3.700
Do Governo 550
Poupança
Das Unidades Familiares 450
Do Governo 100
Formação Bruta de Capital Fixo
Das Empresas 515
Do Governo 150
Variação de Estoques 50
...