A China é uma das maiores economias do mundo
Artigo: A China é uma das maiores economias do mundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: spereirah • 8/4/2014 • Artigo • 380 Palavras (2 Páginas) • 525 Visualizações
China uma das maiores economias mundiais.
A china tornou-se a segunda maior economia do mundo em 2010, superando a do Japão com taxas de crescimento anuais da economia superior a 9% durante muitos anos consecutivos,
Com a morte de Mao, em 1876, o reformista Deng Xiaoping subiu ao poder e deu início ao processo das reformas econômicas. A industrialização obteve sucesso graças a maciços investimentos estrangeiros.
Atualmente ouvimos, muito falar, nas comunicações em massas, sobre o grande Dragão e a nova potência que está se formando, com 3 décadas de crescimento intenso a economia chinesa como já foi dito anteriormente, ultrapassa a do Japão e fica atrás apenas da norte-americana. De acordo com dados do governo chinês o Produto Interno Bruto(PIB) do país cresceu 10,3% e totalizou 5,83 trilhões de dólares.
Há pelo menos 30 anos, a indústria é a grande responsável pelo ritmo acelerado de crescimento econômico, e caracterizou a China como a “fábrica do mundo”. Seu principal comprador é o mercado dos Estados Unidos, que são atraídos por baixos impostos, subsídios direto do governo e abundancia de mão de obra a ser paga em iuan, moeda de baixo valor.
Além de uma visível potência econômica, podemos perceber que a China também tem uma grande potência demográfica territorial; um em cada cinco habitantes do planeta vive na China, que possui o terceiro maior território do mundo.
Sabe-se que a China mantém uma política cambial controlada pelo governo para garantir preços baixos aos produtos chineses para exportar. Sendo um dos maiores países consumidores de energia e commodities como minério de ferro, alumínio e alimentos. É também um grande emissor de poluentes por queimar quase metade da produção mundial de carvão mineral. Mas conseguiu alcançar resultados como: Retirar 500 milhões de pessoas da pobreza, nas últimas 3 décadas.
Talvez os maiores receios de países que estão em plena “competição comercial”, seja de que a China ocupe o topo e se torne a maior potência, desbancando os Estados Unidos. Porém alguns problemas sociais ainda tendem a ser resolvidos, problemas tais como o envelhecimento da população, resultado de uma Ditadura que restringiu a quantidade de filhos por família e problemas com a política de governo que favorece o crescimento lentos mas constante da desigualdade de renda, acarretando demais situações comuns de um país subdesenvolvido.
Referências bibliográficas:
http://exame.abril.com.br/topicos/china
http://saopaulo.china-consulate.org/pl/
Guia do estudante - Atualidades
...