A Competência
Por: Angel.com • 18/8/2016 • Projeto de pesquisa • 421 Palavras (2 Páginas) • 437 Visualizações
A competência nem sempre é um elemento que justifica o sucesso profissional de um individuo. Tal assertiva é comprovada quando se observa que por muitas vezes aquele que possui melhor desempenho não é o que se destaca no ambiente de trabalho, mas o que possui melhor aparência. Assim, a beleza embora não seja preponderante para a conquista do sucesso, possibilita adquirir o mesmo com maior facilidade.
Partindo desse pressuposto, é notório que desigualdade racial perpassou séculos e influenciou na criação e modificação do estereótipo da beleza. Segundo a DIEESE, no Brasil a mulher negra ganha 40% em relação ao salário do homem branco e o homem negro 60%. Isso comprova que o local de trabalho contemporâneo absorveu tais concepções e passou a selecionar as pessoas de acordo com padrões que não são inerentes a todos os indivíduos, como, por exemplo, a sua cor ou aspecto físico.
Nesse contexto, encontram-se ainda evidencias de que uma boa aparência reflete no quanto uma pessoa pode ganhar a mais ou a menos que outra. Dados do economista Daniel Hamermesh indica que pessoas com melhor aparência recebem salários até 20% maiores e, ao longo da carreira, somam, em média, 230.000 dólares a mais do que as pessoas menos atraentes. Esta realidade evidencia que uma boa fisionomia é vista, hoje, como uma habilidade e não como um aspecto.
Em contrapartida é substancial atentar que uma boa aparência tem grande influencia na maneira de como a sociedade avalia uma empresa ou funcionário. Nessa ideia se baseia o marketing pessoal, ferreamente utilizada por administradores, empresas ou funcionários com o objetivo de transmitir segurança e confiança para seus clientes. Para Mario Persona : “ o marketing pessoal revela o que a pessoa tem de melhor para o mercado.”
que não dependem da vontade da pessoa, mas de sua descendência genética.
, uma vez que, aquele que se demonstra mais qualificado por muitas vezes não é o que possui melhor remuneração. O estereótipo de beleza é o que cria esta diferenciação não dever ser visto como elemento preponderante na busca pelo sucesso profissional.
É comprovada quando se observa que nem sempre o aquele que possui melhor desempenho e o que se destaca no ambiente de trabalho.
é observada em grande parte dos ambientes de trabalho, nos quais o diferencial, por muitas vezes, não esta relacionado somente a um bom desempenho da função, mas a aparência física que a pessoa possui.
em entrevistas de emprego nas quais o aspecto físico se apresenta com elemento diferenciador na conquista da vaga. O culto do estereotipo de beleza
...