A Cultural e o multiculturalismo na sociedade brasileira
Por: kehgirl • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 391 Visualizações
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a diversidade cultural e o multiculturalismo na sociedade brasileira, que é constituída de pluralidade de identidades, raças, de gênero, de religiões, classes sociais, costumes e manifestações culturais típicas. O objetivo é mostrar que o multiculturalismo e diversidade estão diretamente relacionados com o sistema de ensino nas escolas. Assim este trabalho, compõe-se além desta introdução, o desenvolvimento em três passos.
No passo 1, foi elaborado um quadro no qual relaciona os principais aspectos do multiculturalismo e diversidade com relação as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. No passo 2, foi elaborada uma análise crítica com observâncias à diversidade e multiculturalismo num evento de comemoração realizado no ambiente escolar. O passo 3, problematiza questões multiculturais a partir de representações em forma de desenhos. A metodologia utilizada foi através de pesquisas eletrônicas e materiais de apoio referente às vídeos aulas.
Em maio de 2012, foi realizada na Escola EMEB Prof.ª Maria Barbosa Martins, uma homenagem ao dia das mães, onde estas tiveram a oportunidade de desenvolver, em companhia dos filhos, diversas atividades, onde foram proporcionados momentos de descontração, interação e troca de carinhos entre si. Durante o evento, foi promovido o lançamento de um premio chamado Prêmio pintando a copa, contando a historia das copas desde o inicio, que procurou mostrar que este esporte também é um tipo de cultura e através dele é possível enriquecer os conhecimentos e saber um pouco mais sobre os temas transversais. Diante do que foi exposto pela escola neste projeto em homenagem ao dia das mães, ficou evidente que a diversidade e o multiculturalismo estão presentes no futebol, onde
é possível apontar as diferenças entre culturas, os seus valores e incentivar o respeito destas, repudiando qualquer tipo de discriminação entre os indivíduos que pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.
Portanto, cabe à escola, como espaço de reflexão, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais e da Família na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como amor, carinho, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade entre outros.
Visualizações dos Desenhos
Desenhos visualizados Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo
Desenho
representando um
homem negro com
mulher branca. Deve-se trabalhar com a questão étnico-racial, mostrando assim para as crianças, que a etnia, a cor, o sexo não podem diferenciar as partes, pois somos todos iguais.
Desenho
representando uma
família do
candomblé.
Deve-se trabalhar mostrando nas escolas para as crianças que não pode existir o preconceito sobre as religiões, que a religião do candomblé é uma cultura que vem de gerações, pois não define um indivíduo do outro.
Desenho de uma
mulher com cabelos
longos sem cortes e
saia, abraçada com
homem segurando
um terço
representando um
casal com crenças
diferentes.
O casamento entre pessoas de crenças diferentes é possível quando existe o respeito de ambas as partes. Neste caso é imprescindível a prática do multiculturalismo aberto e interativo onde se reconhece a cultura do outro sem preconceito e discriminação, também não existe a pretensão de incorporar os sujeitos numa cultura homogenia, ou seja, neste caso, tentar mudar o outro, trazendo-o para a sua religião.
Desenho de um pai
na cadeira de rodas
numa quadra
esportiva com uma
bola de basquete na
mão.
É necessário quebrar o preconceito com relação aos cadeirantes no sentido de vê-los como inválidos. Com adaptações é possível um cadeirante praticar esportes de várias modalidades, participar de campeonatos e até mesmo de olimpíadas. É importante salientar que um pai cadeirante é capaz interagir no meio social e
esportivo com seu filho, ensinando e aprendendo de uma maneira especial.
Desenho de homem,
uma criança e um
cachorro em frente a
uma casa
representando uma
família
monoparental.
Composta por apenas um dos progenitores independente da causa (morte, abandono ou divórcio), deve-se enfatizar que mesmo a família composta por apenas um dos pais, este possui a capacidade de educar, sustentar, conversar sobre todos os assuntos independentes do sexo do filho, entender, viajar, realizar e ensinar tarefas domésticas normalmente, como todas as outras famílias formadas por pai, mãe e filho(s).
Desenho de um casal
hetero branco e uma
criança negra, num
piquenique em um
parque,
...