A Demonstração da posição financeira consolidada
Por: Inês Jorge • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.423 Palavras (14 Páginas) • 234 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE COIMBRA
[pic 2]
Curso: Contabilidade e Auditoria
Unidade Curricular: Consolidação das Demonstrações Financeiras
Elaborado por: Diogo Monteiro Nº14885 e Inês Jorge Nº14084
Docente: Fernanda Alberto
Ano Lectivo: 2017/2018
Índice
Introdução: 3
História da Galp: 4
Consolidando…. 5
∙ Perímetro de Consolidação 6
∙ Estudo das contas consolidadas: 10
Anexo às Demonstrações Financeiras Consolidadas 18
∙ Demonstração da posição financeira consolidada 18
∙ Demonstração dos resultados consolidados 19
∙ Demonstração consolidada do rendimento integral 20
∙ Demonstração consolidada dos fluxos de caixa 21
Conclusão 22
Referências Bibliográficas 23
Introdução
O trabalho realizado foi-nos proposto pela docente Fernanda Alberto na unidade curricular de Consolidação das Demonstrações Financeiras onde tínhamos a escolha um caso real de concentração de empresas ou a análise das contas consolidadas de um grupo de sociedades.
Numa rápida exposição, Consolidação das Demonstrações Financeiras é uma técnica de natureza contabilística que tem como principal objectivo o estudo dos aspectos contabilísticos específicos dos investimentos financeiros e da informação financeira dos grupos de sociedades onde no final seremos capazes de aplicar as matérias leccionadas nas aulas para fazer uma boa análise das demonstrações financeiras consolidadas.
A nossa escolha a Galp pois, é uma empresa bastante comum entre todos e que ouvimos falar várias vezes no nosso quotidiano. Este trabalho será dividido em vários pontos principais que passam inicialmente por abordar um pouco a história da empresa, seguindo-se do perímetro de consolidação onde falaremos das empresas associadas, subsidiárias e conjuntamente controladas e por fim a análise das demonstrações financeiras consolidadas que será feita a partir de anexos retirados dos Relatórios de Contas disponibilizados pela Galp e qual o método utilizado para consolidar.
História da Galp
Em 1846, Lisboa começa a ser iluminada com os primeiros candeeiros a gás.
A primeira grande fase da história da Galp foi a criação da primeira refinaria em Portugal no ano de 1940 pela SACOR. No ano de 1976 a Petrogal inicia as investigações para a definição da marca e do símbolo da empresa sendo que o nome Galp e o símbolo 'G' apenas é lançado em 1978. Em 1977, a Petrogal cria a direcção de pesquisa e produção com o objectivo de participar nas concessões de áreas onshore em Portugal e de ter oportunidades para pesquisar a área petrolífera de Angola. Na data de 1989 é fundada a GDP - Gás de Portugal, S. A. com a missão de fornecer gás natural ao país. A Galp foi constituída em 22 de Abril de 1999 com o nome de GALP – Petróleos e Gás de Portugal, SGPS, S. A. e com o objectivo de explorar os negócios do petróleo e do gás natural em Portugal.
Da iluminação a gás, ao petróleo e ao gás natural, passaram-se inúmeros anos de progresso. E nesses mesmos anos surgem novas fontes de energia como a CRGE, a Sonap, a Sacor, a Cidla, a SPP e a Petrosul que mais tarde dão origem à Galp.
A Galp é hoje detentora da Petrogal e a Gás de Portugal (GDP) sendo elas suas subsidiárias. Actualmente está entre as maiores empresas de Portugal, controlando cerca de 50% do comércio de combustíveis no país. A Galp tem a sua presença em onze países sendo a sua sede situada em São Domingos de Benfica, Lisboa com o total de 2 refinarias, 1435 estações de serviço (2017) e cerca de 6855 trabalhadores (2014).
Em 2011, pelo nono ano consecutivo, a Galp Energia foi eleita "Marca de Confiança", totalizando 61% dos votos é a segunda marca portuguesa com mais destaque em Espanha. Os principais accionistas são: Amorim Energia,B.V. com 38,34%, e a Parpública com 7%. O seu valor de mercado é de 9,7 mil milhões de euros (2014) e o seu lucro de 639 milhões de euros (2015) com um volume de negócios de 15.5 mil milhões.
Consolidando….
A consolidação das demonstrações financeiras consiste na agregação das contas de uma empresa-mãe com as suas subsidiárias, de modo a que estas representem a situação financeira e os resultados das operações do grupo como se de uma única entidade se tratasse. A consolidação das demonstrações financeiras aperfeiçoa a informação sobre todos os recursos económicos e financeiros do grupo, permitindo alcançar uma imagem verdadeira e apropriada da empresa. As demonstrações financeiras consolidadas serão apresentadas em milhares de Euros e são preparadas no pressuposto da continuidade das operações e tomando por base o custo histórico, excepto para os instrumentos financeiros derivados que se encontram registados pelo justo valor.
...