A Diferença Salarial Entre os Setores de Consumo, Público e Industrial
Por: Vinícius Machado Moreira • 8/6/2021 • Trabalho acadêmico • 900 Palavras (4 Páginas) • 149 Visualizações
VINÍCIUS MACHADO MOREIRA
ATIVIDADE 01 – ECONOMETRIA 2
1) A base de dados abaixo (CEOSAL) será utilizada para verificar o salário médio pago em empresas de diferentes setores. Como variáveis de controle, serão utilizadas as variáveis vendas e ROE. Foram utilizadas variáveis binárias para indicar se o profissional era de empresa do setor: financeiro, consumo, serviço público e industrial. O modelo a ser estimado será:
[pic 1]
a) Estime o modelo acima, verifique a significância estatística dos coeficientes e interprete os parâmetros estimados.
Figura 1: Resultado do Modelo de Regressão com variáveis binárias obtidos no software eviews.
[pic 2]
Fonte: Elaborado pelo autor com dados fornecidos pelo docente.
Como bem informado pela figura 1, a variável dependente do meu modelo é o salário, o método utilizado é o dos mínimos quadrados. A amostra contém 209 indivíduos e na estimação esta inclusa 209 informações.
Dado que um coeficiente é significativo quando o p-valor é menor que o nível de significância que está sendo utilizado, nesse caso em específico utiliza-se 5%, a única variável que não é significante é a financeira que contém um p-valor de 7,74%. As outras variáveis são significantes.
Algumas outras observações podem ser expostas ao se atentar para a figura 1. Pode-se dizer que a variável “vendas” aumenta o salário em cerca de 0.257192 por unidade vendida. Já a variável “roe” aumenta o salário em cerca de 0.01152 por unidade. Sabendo que a minha variável “c” é representada pelo setor industrial, pode-se dizer que o setor de consumo ganha 0.180892 a mais do que o industrial, e o setor de serviço público ganha em média 0.283002 a menos do que o setor industrial (-28,3% aproximadamente).
b) Qual o valor do salário médio para as empresas do serviço público?
Figura 2: Salário médio das empresas do serviço público obtido no software eviews.
[pic 3]
Fonte: Elaborado pelo autor com dados fornecidos pelo docente.
Para obter o salário médio das empresas do serviço público não foi levado em conta as variáveis de controle. A variável “c” agora, é composta por todos os setores com exceção do setor de serviço público, nesse caso ela seria o somatório do salário médio dos setores de consumo, financeiro e industrial. E como pode ser visto, o salário médio das empresas do setor público é a diferença de 0.530629 com a variável “c”, resultando num valor médio de 6.511157.
c) Existe diferença salarial entre os setores analisados?
Sim. Através dos resultados obtidos com a regressão linear múltipla que são expostos na figura 1, percebe-se que cada setor recebe um salário médio diferente mesmo com as variáveis de controle embutidas no modelo. Mais especificamente, o setor de consumo é o que mais recebe, seguido pelos setores financeiro e industrial, sendo que o setor de serviço público é o que menos recebe quando comparado aos demais.
d) Calcule o valor do salário médio para cada setor.
Figura 3: Salário médio por setor obtido no software eviews.
[pic 4]
Fonte: Fonte: Elaborado pelo autor com dados fornecidos pelo docente.
Na figura 3 contém os valores necessários para obter o salário médio de todos os setores. No canto superior esquerdo contém a variável financeira, sendo que o “c” é representado pelo somatório de todos os setores que não são o de análise (o mesmo vale para os outros resultados expostos na figura no canto direito superior e inferior e no canto esquerdo inferior) que nesse caso é o financeiro. O salário médio do setor financeiro é 6.920118 somado a 0.137523 resultando em 7.057641. O salário médio do setor de consumo é 6.871404 somado a 0.275121 resultando em 7.146525. Já o da indústria é a diferença entre 6.956652 e 0.019547 resultando em 6.937105, porém, como observado no canto inferior direito, a variável não é significativa. O salário do setor público já foi exposto no item B (6.511157).
...