TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO

Por:   •  4/4/2021  •  Exam  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (SETEC)

IFPA – INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

Curso: TÉCNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Disciplina: ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO

                                            DATA:

 

ATIVIDADE 1 – ENVIAR AS RESPOSTAS PARA O E-MAIL DO Prof.

____________________________________________________________________________

 

 

1ª) Dentro do contexto da economia do setor público, explique 5 (cinco) atribuições do Governo na economia.

 

Promover ajustamentos na alocação de recursos: uma das atribuições do Governo, é procurar alocar recursos na produção e na oferta de bens públicos que não seriam ofertados pela iniciativa privada, haja vista a inviabilidade econômica, seja por riscos de incertezas ou financeiros quanto ao retorno dos investimentos e ainda em função da necessidade de elevada disponibilidade de recursos para sua viabilidade, como ocorre com as atividades relacionadas às telecomunicações, ao setor petroquímico, à energia elétrica, à siderurgia, à infraestrutura de transporte, benefícios de saúde e educação que provavelmente não seriam ofertados sem a intervenção do setor público.

Promover ajustamentos na distribuição da renda: a distribuição de renda depende do funcionamento do mercado, que busca empregar os recursos de forma eficiente, mas não garante necessariamente que os recursos sejam alocados de forma justa. Visto isso, o governo deve procurar promover através de políticas econômicas redistribuir a renda para alcançar uma distribuição mais igualitária do bem estar econômico. 

Manter a estabilidade econômica: o Governo deve procurar manter a estabilidade econômica, que diz respeito a característica estável da situação financeira e econômica do país, sem alta de preços, com a manutenção do preço da cesta básica, sem oscilações em taxas de juros. Com a estabilidade econômica, o Governo promove a diminuição da desigualdade social e ajuda na melhoria do poder aquisitivo da população de baixa renda.

Promover regulação de mercado: Há situações em que o mercado não se ajusta sozinho, são as chamadas “falhas de mercado”. Quando o mercado falha, a intervenção do governo pode ser importante para colocar a sociedade em um nível mais elevado de bem-estar.

 

 

2ª) Explique o que é Política Econômica, e quais as suas 4 (quatro) divisões?

R: Política econômica são ações tomadas pelo governo de um país, com o objetivo de atuar e influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Embora dirigidas ao campo da economia, essas medidas obedecem a critérios de ordem política e social.

Divisões das políticas econômicas

Política Monetária: Conjunto de medidas adotadas pelo Governo, visando o controle da oferta de meda/dinheiro na economia. Enfatiza sua atuação sobre os meios de pagamento, títulos públicos, taxas de juros, modificando o nível de oferta do crédito e liquidez da economia.

Política Tributária: se materializa na captação de recursos, para atendimento das funções da administração pública, por meio de suas distintas esferas (União, Estados, Distrito Federal e municípios).

Política de Desenvolvimento: conjunto de medidas adotadas pelo Governo que se reveste de importância fundamental para as políticas internas e externas do país que servem de instrumento para a promoção e desenvolvimento econômica do país.

Política Cambial: é considerado como o conjunto de medidas que definem o regime de taxas de câmbio no país. A definição no Brasil é feita pelo Banco Central e é composta de instrumentos que vão analisar o valor da moeda de um país, comparado com o de moedas estrangeiras. A política cambial, em conjunto com a Política Monetária e Política Fiscal, adota medidas para os momentos de excessiva valorização ou desvalorização do real perante o dólar. Tais medidas objetivam evitar uma grande volatilidade na taxa de câmbio, uma vez que, estas alterações repentinas prejudicam Pessoas Físicas, Jurídicas e o próprio governo, devido as importações e exportações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (245.6 Kb)   docx (103.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com