A EVOLUÇÃO DO SALÁRIO NO BRASIL
Por: Márcia Mingosso • 2/5/2022 • Relatório de pesquisa • 2.975 Palavras (12 Páginas) • 99 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CARLOS LOPES (ORG.)
EVOLUÇÃO DO SALÁRIO NO BRASIL
SÃO PAULO
2019
CARLOS LOPES - R.A: D82323-0
GERTRUDES MINGOSSO - R.A: D81463-0
DANIELLE FARIAS - R.A: D84031-0
ANIELI DE SOUZA - RA: N23345-1
EVOLUÇÃO DO SALÁRIO NO BRASIL
Orientadora: Ana Mathias
São Paulo
2019
Resumo:
O salário mínimo é o valor base que uma empresa pode pagar aos seus funcionários baseando-se no custo de vida da população, esta remuneração é determinada como a quantia necessária para que o indivíduo possa sobreviver. O Dieese divulgou em 2015 que mais de 46 milhões de brasileiros têm sua renda baseada no salário mínimo. Na região nordeste do Brasil, mais da metade da população que trabalha ganha um salário mínimo. Segundo o site oficial do Governo Federal, o valor de 2015 (R$ 788) era o maior, em termos reais, desde o ano de 1983.Tendo o salário nominal correspondente a remuneração em moeda e o salário real correspondente ao poder de compra, ou seja, quanto de fato a remuneração consegue se sobressair sobre a inflação.
Nesse sentido o propósito deste trabalho foi de analisar buscando associar
Comportamento de determinados indicadores em evolução num período de 19 anos.
Palavras-chaves: Salário; Rendimentos; Trabalhadores; Nominal; Real.
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 1:. 9
Gráfico 2: 10
Gráfico 3:. 11
Gráfico 4:. 12
Gráfico 5: 13
SUMÁRIO
RESUMO......................................................................................................................3
LISTA DE GRÁFICOS..................................................................................................4
1- INTRODUÇÃO.........................................................................................................6
1.2 – OBJETIVOS DE ESTUDO..................................................................................7
1.3- OBJETIVO GERAL...............................................................................................7
1.4- OBJETIVO ESPECIFICO......................................................................................7
2- SALÁRIO REAL E NOMINAL ................................................................................8
2.1 RENDIMENTOS MEDIOS ...................................................................................11
2.2- METODOLOGIA DE PESQUISA DA CESTA BASICA DE ALIMENTOS ..........14
3- CONCLUSÃO........................................................................................................17
4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................18
INTRODUÇÃO
O salário mínimo é o valor base que uma empresa pode pagar aos seus funcionários, baseando-se no custo de vida da população, esta remuneração é determinada como a quantia necessária para que o indivíduo possa sobreviver. Surgiu devido aos salários muito baixos pagos para mulheres e jovens mundialmente, cujo viviam em situação exploratória. No Brasil, surgiu em meados da década de 30.
Foi instituído no Brasil pelo Presidente Getúlio Vargas em 1º de Maio de 1940, (dia do trabalhador) por meio do Decreto-Lei nº 2162, que começou a vigorar em 8 de julho do mesmo ano, marcando uma nova era ao trabalhador. A ideia é que o valor seja suficiente para moradia, alimentação, saúde, transporte, educação, vestuário, higiene e lazer, tudo que é necessário para uma qualidade de vida. Naquela época, existiam 14 salários mínimos distintos, na então capital do país, o Rio de Janeiro, o salário mínimo era referente a três vezes o valor estipulado no Nordeste.
A partir de 1984 aconteceu a unificação de um valor definitivo que apenas foi decretado em 1988 pela constituição Federal no artigo 7°, que o salário mínimo deve cobrir todas as necessidades do trabalhador no território nacional. Mesmo com os reajustes ao longo das décadas, durante o período de 1993 o presidente Itamar Franco tomava tais medidas provisórias instituindo unidade real de valor para controle da hiperinflação que assolava o País. Aconteceu apenas uma melhoria em 1994 com o plano real, onde o salário mínimo voltou a se valorizar. Em 2006 os sindicatos e o governo entraram em acordo com a regra de reajustar os salários mínimos levando em conta a inflação do ano anterior e o Produto Interno Bruto dos dois anos anteriores. Estava também prevista a antecipação, a cada ano, da data-base de revisão, até ser fixada no mês de janeiro, o que aconteceu em 2010.
O Dieese divulgou em 2015 que mais de 46 milhões de brasileiros têm sua renda baseada no salário mínimo. Na região nordeste do Brasil, mais da metade de população que trabalha ganha um salário mínimo. Segundo o site oficial do Governo Federal, o valor de 2015 (R$ 788) era o maior, em termos reais, desde o ano de 1983.
Além do salário mínimo, para auxiliar na formação da renda foi estabelecido durante o governo Lula diversas bolsas auxílios para famílias de extrema pobreza em todo país. De modo que consigam superar situações de vulnerabilidade e pobreza, como Auxílio bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC).
...