A Economia Internacional
Por: WizLamar • 25/5/2016 • Ensaio • 369 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Modelo do comércio internacional Samuelson e jones factores Específicos: No modelo de Ricardo há um só factor de produção que é o trabalho, já no modelo de factores específicos o trabalho é móvel podendo mover-se entre sectores de produção e os outros são presumidos a ser específicos (Capital e terra). Isto é podem ser usados na produção de bens particulares.
Custo de oportunidade: É o montante de bens que deve ser deixado de produzir para que outros bens sejam produzidos usando os recursos disponíveis.
Barreiras não tarifárias: É uma forma de restrição que o governo introduz que dificulte as empresas estrangeiras de exportar os seus produtos no país doméstico.
Dois relacionamentos no modelo padrão de comércio: Relacionamento entre o preço relativo e a Demanda relativa. Relacionamento entre a demanda de todo mundo e a oferta de todo o mundo.
Tarifa Quota: Sistema de protecção ao comércio em que a linha de uma determinada tarifa é mais baixa no caso de importações de quantidades específicas de determinada mercadoria e mais alta quando o volume das importações supere tais quantidades.
Modelo de comércio internacional de Hecksher – Ohlin proporções de factores: Um país se especializará e exportará bens nos quais utiliza seus factores produtivos mais abundantes e de modo intensivo.
Vantagem comparativa: O país tem vantagem comparativa de um bem se o custo de oportunidade para produzir este bem em relação aos outros bens é mais baixo neste país do que nos outros.
Vantagem absoluta: Tem vantagem absoluta na produção de um bem o produtor que necessita de menos factores de produção para produzir este mesmo bem (K,t,L).
Paradoxo de Leontief: estudou a economia americana sob o ponto de vista do teorema de Heckscher – Ohlin. Como naquele país os trabalhadores produziam com muito mais capital do que trabalhadores do que os seus parceiros comerciais, e seguindo o teorema, esperava-se que os dados mostrassem um comportamento exportador de bens capital-intensivo e importador em bens trabalho-intensivo.
OMC: É uma organização internacional que supervisiona um grande número de acordos sobre regras de comércio entre os estados membros. Foi criada em 1995 sob a forma de um secretariado para administrar o acordo geral de tarifas e comércio.
Tarifa Mista: Tarifa que combina e incorpora simultaneamente elemento de uma tarifa Ad valorem e Específica.
...