A Economia Internacional
Por: Andreani_ • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 277 Palavras (2 Páginas) • 438 Visualizações
Trabalho de Economia Internacional
- Dentre os modelos de vantagem comparativa, dois modelos foram estudados em sala de aula: o modelo ricardiano e o modelo das dotações relativas dos fatores. Outro modelo conhecido é o modelo dos fatores específicos. Pesquise sobre o modelo dos fatores específicos e responda as seguintes questões:
- No modelo de fatores específicos como se determina o padrão de comércio (isto é, como se determina aquilo que cada país envolvido exportará ou, em outras palavras, detém vantagem comparativa)?
- O movimento trabalhista dos EUA, que representa principalmente profissionais que executam serviços pesados, que não requerem um alto nível de instrução, tem tradicionalmente exigido limites às importações vindas de países menos ricos. Do ponto de vista dos interesses dos membros dos sindicatos, essa política míope ou racional? Como a resposta depende do modelo de comércio?
- Pel as previsões do modelo Heckscher -Ohlin, a decisão dos
Pelas previsões da Teoria da Dotação Relativa de Fatores de Heckscher-Ohlin, a decisão dos membros dos sindicatos é racional. O modelo propõe que o fator escasso nos países ricos é a mão de obra não qualificada. O livre comércio prejudica o fator escasso do país rico. Em contrapartida, segundo o modelo de Ricardo, a decisão dos sindicatos seria irracional, pois só existe um fator de produção e ele ganharia com o livre comércio. De acordo com modelo de fatores específicos, a resposta dependeria da cesta de consumo dos trabalhadores, ou seja o poder de compra dos trabalhadores aumentará com relação a um dos bens e diminuirá em relação ao outro.
...