A Economia conceitos
Por: tatianadolabela • 27/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.391 Palavras (6 Páginas) • 697 Visualizações
Trabalho II de ECONOMIA – 1ª fase- Curso Direito
Data: 09/11/2017 - valor: 5 pontos
Profa: Tânia Cristina Teixeira
Aluno(a): ______________________________________________
1-
Custo total
É o resultado da soma total dos custos que determinada empresa tem na elaboração e/ou comercialização de um produto, seja, é o gasto total com os fatores de produção. O custo total aumenta a medida que os produtos são produzidos e é representado pela seguinte formula: CT=CF+CV (custo total é igual à soma do custo fixo com o custo variável de um bem). O custo total nos indica qual será a menor despesa total necessária para atingir um determinado nível de produção (gastos com máquinas, instalação e outros capitais produtivos, mão de obra, matéria prima) e visa viabilizar a quantidade produzida.
Custo Fixo
São custos que não são afetados pela mudança na quantidade de produtos produzidos (Aluguel de uma maquina, por exemplo), ou seja, o custo não se alterará mesmo que o nível de produção seja nulo.
Custo Variável
São as despesas que variam de acordo com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção. Exemplo: gasto de uma fábrica com matéria prima e insumos produtivos (Água, Energia).
Fatores de Produção
São os elementos que tornam possível a produção, sendo os principais fatores de produção:
O capital: usualmente representado pela letra K, equivale aos bens de produção.
O trabalho: usualmente representado pela letra W, equivale aos recursos humanos, que inclui tantos as horas de trabalho empregadas na produção como também o conhecimento, a técnica e as capacidades dos que participam do processo produtivo.
A terra: usualmente representada pela letra T, inclui todos os recursos naturais, matérias primas necessários para a produção.
A principal característica dos fatores de produção é a sua finitude, ou seja, são escassos. O fator trabalho, por exemplo, depende do tamanho da população economicamente ativa (PEA) de uma determinada região. A mesma lógica se aplica aos recursos naturais e aos bens de produção. Outras características atribuídas aos fatores de produção são a versatilidade (pode ser aplicado de mais de uma forma), a substituibilidade (capacidade de substituir, ao menos parcialmente, o trabalho por capital e vice-e-versa) e a complementaridade (situações em que só é possível produzir combinando trabalho com capital).
Produto Total
Quantidade do produto obtida através do uso das quantidades dos fatores de produção fixos e variáveis combinados e utilizados no processo produtivo. É usualmente representada pela letra Q.
Custo Médio
É o custo de cada unidade produzida, o custo médio pode ser obtido ao dividir os custos fixos ( Obtendo o custo fixo médio) , variáveis (Obtendo o custo variável médio) da firma pela quantidade produzida. Podemos também obter o custo total médio, que se da pela soma do custo fixo médio com o custo variável médio.
Custo Marginal
Mede a variação do custo total de um produto quando a produção do mesmo aumenta em uma unidade, ou seja, o custo marginal nos mostra o custo para se produzir uma unidade adicional do produto. O custo marginal pode ser obtido a partir da equação CMg=∆CT/ ∆Q (custo marginal é igual a variação do custo total dividida pela variação da quantidade).
Produtividade Média
É a relação entre a quantidade produzida e a quantidade de insumo utilizada, ou seja, mede a taxa média à qual um fator de produção variavel é transformado em produto mostrando qual é a eficácia de determinado fator variável usado no processo produtivo. Pode ser calculada da seguinte forma: PMeL = q / L
Produtividade Marginal
Mede a quantidade que o produto total cresce ou decresce, à medida que a quantidade gasta insumos aumenta.
Custo de Oportunidade
É o grau de sacrifício que se faz ao optar pela produção de um bem, em termos da produção alternativa sacrificada. O custo de alguma coisa é o que você desiste para obtê-la.
Externalidades Negativas e Positivas
Externalidade é o efeito do impacto das ações de determinado agente econômico sobre o bem-estar de outros agentes econômicos que não estão diretamente relacionados a tais ações. Se o efeito do impacto for danoso chamamos de externalidade negativa (uma empresa que polui rios para efetivar a produção), se os efeitos forem, por sua vez, benéfico chamamos de externalidade positiva (desenvolvimento de um remédio pela indústria farmacêutica).
Receita Total
É a quantia que a empresa recebe pela venda do produto, ao preço de mercado. A receita total pode ser expressa através da equação RT= p.x em que R é a receita, x é a quantidade do produto e p é o preço unitário.
Receita Média
É a receita total dividida pelo número de unidades vendidas, ou seja, é dada pelo preço unitário de venda do produto.
Receita Marginal
É a variação na receita total causada pela venda de uma unidade adicional do bem.
Preço de Venda
O preço de venda de um produto depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. Este valor deve ser suficiente para cobrir todos os custos de produção, todas as despesas da venda, e obter lucro sobre o produto, ou seja, o preço de venda deverá cobrir o custo direto da mercadoria, as despesas variáveis, as despesas fixas e o saldo restante será o lucro líquido.
...