A Engenharia do Produto
Por: Hugo Ricken • 25/3/2020 • Trabalho acadêmico • 759 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
CAPÍTULO I
- O que significa desenvolver produtos?
O desenvolvimento de produtos consiste em um conjunto de atividades que, com base nas necessidades do mercado e nas possibilidades e restrições tecnológicas, estratégias competitivas e no processo de fabricação, a empresa pode lançar esse produto no mercado.
- Qual a finalidade e o escopo (abrangência) do PDP?
O objetivo é detalhar o produto e é importante que ele mude, à medida que o processo de desenvolvimento do produto foi expandido, envolvendo muitas áreas funcionais da empresa e uma cadeia de suprimentos.
- Como o PDP pode contribuir para a capacidade competitiva de uma empresa?
O PDP é importante para aumentar os preços, pois empresas e empresas da América do Norte e os setores automotivo, por exemplo, incorporam muitos novos conhecimentos sobre o gerenciamento de PDP a partir de casos bem-sucedidos de desenvolvimento de produtos.
- Quais as principais características específicas do PDP?
Suas principais características são:
- Alto grau de riscos e incertezas;
- Quão importantes decisões devem ser tomadas no início do processo;
- Dificuldade em mudar como decisões iniciais;
- Muitos requisitos a serem atendidos pelo processo, considerando todas as fases do ciclo de vida do produto e seus clientes.
- Qual a importância de classificar, em categorias, os tipos de projetos de desenvolvimento de uma empresa?
É necessário planejar estrategicamente e em conjunto todos os projetos de desenvolvimento, que sejam relevantes e precisem de recursos aplicáveis a cada caso.
- Qual a contribuição ou papel, para o PDP, das principais funções ou processos empresariais?
O papel do PDP e suas principais funções e processos de teste é como realizar atividades que envolvem todo o processo de desenvolvimento de produtos, como monitorar o mercado, vender, atender clientes, suprimentos, distribuição, pesquisa e desenvolvimento.
- Qual a importância, para a empresa, de uma boa gestão estratégica e operacional do PDP?
A contribuição do PDP como fonte de vantagens competitivas para as empresas está sendo cada vez mais enfatizada. Estimativa de 85% no custo do ciclo de vida do produto, refletindo a fase do projeto, ou seja, dependendo do que é definido no projeto (tecnologias básicas do produto e processo, materiais, especificações, etc.). Ter um ponto de vista gerencial, representar um grande desafio para lidar com incertezas, mudanças, complexidades e quais são as principais dificuldades, incluindo as respostas do processo de forma sistêmica. A gestão estratégica segue o PDP, segue uma orientação estratégica da empresa e, ao mesmo tempo, dirige as decisões no nível operacional do PDP. O gerenciamento operacional do PDP lida com o planejamento e o controle das atividades rotineiras de desenvolvimento, tais como: mapeamento dos requisitos do projeto, definição de especificações de produtos e materiais, realização de testes, construção de protótipos, avaliação de custos e prazos etc.
- Faça uma síntese e discuta as principais características e diferenças entre as abordagens gerais para gestão do PDP?
A produção foi realizada de forma “isolada” e o governo teve pouca participação nas principais definições e metas. Os departamentos de engenharia eram completamente autossuficientes. E o projeto foi realizado quase inteiramente por profissionais da mesma área. Mas foi necessário mudar, e o primeiro passo foi a busca pela excelência funcional, pois não bastava ser eficiente em um projeto de desenvolvimento isolado, o que importa é o desempenho do conjunto de projetos. O projeto de desenvolvimento
...