A Introdução a Contabilidade
Por: Romualdo Cabral Monteiro • 9/12/2018 • Trabalho acadêmico • 1.479 Palavras (6 Páginas) • 198 Visualizações
- INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
- NOÇÃO E RAMOS DA CONTABILIDADE
NOÇÃO: é uma ciência de natureza económica de origem em contas e seus obejectivos.É um instrumento de gestão que permiti a tomada de dicisão, ele é indispensável para o bem desenvolvimento de uma instituição sobre tudo para as instutuições do sector produtivo.
Segundo o professor Lopes de Sá. A contabilidade pode ser estudada do ponto de vista ciêntifico a contabilidade procura conhecer as relações existentes entre os fenómenos patrimoniais observados, procurando conchecer como tais relações se estabelecem entre elas.
Do ponto de vista Tecnologico é uma técnica de registo das informações. Ele permiti o registo das operações , calcular os impostos, as receitas, os sálarios etc. Mais o seu papel é de grande ela não se limita apenas a estes cálculos, pois a contabilidade fornece infomação da situação financeira da empresa a vários utilizadores por diversas formas.
Contabilidade: é a ciência que permiti através das suas tecnicas, manter um controlo permanente do património.
A contabilidade é uma tecnica de comunicação e de informação fundamental para a gestão de qualquer organização.
Função: registar, avaliar, analizar o património de uma instituição.
Finalidade: ela tem como finalidade avaliar o património das instituições determinar em qualquer momento a sua situação em relação a terceiros (Fornecedor, Cliente, Banco, Estado e outros).
Objectivo: transmitir uma imagem fiel do património da empresa em termos financeiros aos gestores da mesma.
1.2-RAMOS DA CONTABILIDADE
Na realidade como toda ciência a contabilade é uma ciência única mais está subdividade em diversas especialidade:
- Contabilidade Nacional: tem como obectivo apresentar informações relactivas as actividades económicas de um pais. Ele fornrce indicações sobre o consumo, produção ou investimento nacional.
- ContabilidadePublica: é aplicada nas organizções públicas do estado. É o principal instrumento de controlo e fiscalização sobre todos os seus órgãos.
- Contabilidade Analitica: é a parte da contabilidade que estuda a variação dos custos , proveitos, resultados de uma empresa, por produto e por centros de actividade.
- Contabilidade Geral ou Financeira: constitui um conjunto de procedimentos que permitem efectuar pareceres exetriores a empresa uma vez que ela considera apenas o que sai e o que entra na empresa assegurando assim a missão de informação financeira com apresentação de três documentos básicos; Balanço Conta de resultados e os anexos.
1.2-AS EMPRESAS
1.2.1. Segundo pirre Lauzer a empresa é um agrupamento humano hierquisado, que mobiliza meios humanos, materias e financeiros para extrair, transformar, transportar e distribuir produtos ou prestar serviços e que atendendo a objectivos definidos por uma direcção (pessoal ou colegial), faz intervir nos diversos escalões hierárquicos as motivações do Lucro e da utilidade Social.
1.2.2-CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS.
Serão consideradas as classificações mais importantes sob o ponto de vista empresarial tendo em conta a realidade angolana:
- QUANTO A PROPRIEDADE DOS MEIOS DE PRODUÇÃO:
- Empresas Públicas: são propriedades do estado. Sendo a sua gestão efuctuada por pessoas por eles nomeados.
- EmpresasCooperativas: as cooperativas resultam da associação de pessoas que juntam com a finaliade de produzir e não de obeter ganho monetários, mis de prestar o maximode serviço aos membros associados.
- Empresas Privadas : nesta empresa os seus proprietarios, um ou mais indivíduos, que gerem um determinado patrimonio com obejectivo de destribuir entre si os lucros que dessa gestão resultarem.
- Enpresas Mistas: empresa cuja propriedade pertence simultaneamente ao Estado e a entedade privada e que repartem entre si a gestão das mesmas.
- Quanto ao regime Jurídico:
- Empresas em nome Individual (EIRIL): Neste tipo de empresa, o proprietário do capital é uma única pessoa. A responsabilidade do empresário e ilimitada e o pratrimónio pessoal responde pelas consequências da actividade comercial.
- As sociedade em nome colectivo: neste tipo de sociedade em que a responsabilidade dos sócios e solidária e ilimitada porque, perante as dívidas da sociedade, respondem não só os bens afctos à sua actividade económica mais também os bens particulares de cada sócio.
- Sociedade em camndita: neste tipo de sociedade existem dois sócios, os sócios comandatários (que entram com o capital, não tomam decisões na empresa e, por isso, têm a responsabilidade limitada), e os sócios camanditados (que entram para a empresa com o seu trabalho, são eles camanditados (que entram para a empresa com o seu trabalho são eles que tomam as decisões e, por isso têm responsabilidade ilimitada),
- Sociedade s Anónimas (S.A): neste tipo de sociedade os sócios não são conhecidos mais elegem um conselho de direcção que diregem a empresa, e aqueles recebem os lucros provenientes das suas acções. A responsabilidade dos sócios é limitada ao valor das acções que subscreveram.
- Sociedades por Quota: são sociedades em que os socios entram em parcelas do capital e a responsabilidade é limitada de acordo o capital com que participam. Pelas dívidas contraidas de acordo com a lei, em nome da sociedade, apenas responde o património da sociedade.
- QUANTO AO CRITÉRIO DA DIMENSÃO:
- Micro Empresas – as que empregam até 10 trabalhadores.
- Pequenas Empresas - as que empregam mais de 10 e menos de 250 trabalhares.
- Medias Empresas – as que possuem ao serviço entre 250 a 500 trabalhadores.
- Grandes Empresas – as que empregem mais de 50 trabalhadores.
- QUANTO AO CRITÉRIO DA À ACTIVIDADE ECONOMICA:
- Empresas Industriais – são as que vendem aquilo que produzem, isto é , compram matérias-primas e subsidiários que guardam em armazém, transformando-as em produto acabados.
- Empresas comercias - são aquelas que vendem aquilo compram, isto é, compram mercadorias aos clientes, sem fazerem qualquer transformação básica.
- Empresas de Prestação de Serviço – são aquelas que transaccionam serviços tais como: Bancos Casas de Câmbio, escola etc.
1.2.3- DOCUMENTOS UTILIZADOS NAS EMPRESAS.
1- Nas operações com o Banco
- Guia ou Talão de Depósito;
- Cheque;
- Extracto de Conta;
- Ordem de Transferência.
- No caixa da Empresa:
- Entra de caixa ;
- Saidade de caixa;
- Recibo.
- Na compra e Venda no Balcão:
- Nota ou talãode venda à dinheiro;
- Factura-Registo do produto
- Factura-Recibo-
- Factura pro-forma.
1.2.4-AGENTES ECONÓMICOS
Agentes económicos: são entidades que participam directamente ou activamente nas actividades económica das empresas.
EX: As famílias (Funcionários). As empresas pela produção de bens e prestação de serviço e o Estado pela segurança.
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
[pic 9]
1.2.5- EXPRESSÕES CONTABILÍSTICA.
a) Direito ou Dívida a Receber:
Aceite: da; de; do
Débito: da; de; do
Crédito: a; ao; sobre; para.
...