A Matemática Renascentista
Por: rodrigoqaraujo • 13/3/2017 • Trabalho acadêmico • 272 Palavras (2 Páginas) • 1.847 Visualizações
A matemática no período Renascentista
Antes de falarmos sobre o assunto propriamente dito é bom lembrarmos um pouco desse período que foi a passagem da Idade Média para Idade Moderna, momentos este que trouxeram grandes mudanças nas mais diversas áreas da sociedade principalmente nas artes plásticas, nos diversos ramos da ciência, da política e também da economia. Deixando para trás aquele pensamento atrasado e enrijecido que era característica marcante do período passado.
Quem deu início a esta nova abordagem e busca por novas abordagens foram os estudiosos com o maior poder aquisitivo, que tinha como inspiração a Grécia antiga e conseguiram ganhar mais adeptos com o enfraquecimento da Igreja Católica ganhando força em todo ocidente.
Devido a tantas dúvidas e questionamentos que apareceram nesse período foram necessários estudos cada vez mais aprofundados que contribuíram e muito para o avanço da matemática. Uma das necessidades mais gritantes desta época era de mensurar, o homem no renascimento buscava sempre a exatidão em tudo quer ele fazia. Foi assim que começaram a surgir os padrões matemáticos, sendo pioneiro em estudos para que tudo pudesse ser quantificado. Apesar de não haver muitos aparatos tecnológicos e muitas dos estudos estivessem ficados apenas em papéis os projetos feitos naquela época estava muito a frente do seu tempo.
Se hoje utilizamos nota como critério para algum tipo de avaliação, ou atribuímos um peso ao ver uma balança tudo isso é herança desta época que até hoje nos deixou marcados positivamente, mesmo depois de tantos séculos o ser humano ainda leva consigo essa ideia de quantificação, então enquanto a humanidade seguir essa doutrina a matemática no renascimento manterá sua chama acesa.
...