TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanismo Renascentista

Resenha: Humanismo Renascentista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  Resenha  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  625 Visualizações

• No item que se refere ao Humanismo Renascentista encontramos a seguinte informação: “O movimento humanista é integrador, interligando as pessoas a atitudes de bem estar afetivo, social e espiritual”. Este argumento foi realmente válido para o período? Argumente.

Sim, neste momento da história, passou-se a valorizar mais o homem. Assim suas relações sócias e espirituais tiveram mais ênfase. Três pontos caracterizaram este período: o individualismo, racionalismo, e humanismo.

Individualismo valorizava a capacidade do ser humano fazer suas escolhas livremente, sem auxilio do sobrenatural; por sua vez, o racionalismo, realçava a razão como objeto para compreender o Universo e a natureza. E o humanismo, colocava o ser humano como centro das preocupações e questionamentos dos pensadores. Logo a igreja deixava de ser a figura central, uma nova forma de organização social surgiu. Neste momento o ser humano seria então mais otimista, acreditava mais em si.

O processo de humanização foi conquistado por meio da grande valorização do livre-arbítrio (o poder do individuo escolher suas ações) e criatividade.

A essência desta mudança humanista é integrador, pois está associação entre passado e presente, surge com um movimento que da continuidade ao futuro, e resgata a credibilidade humana e a esperança. O movimento humanista predispõe a atos de amor, as pessoas neste período buscavam por atitudes de bem estar afetivo, social e espiritual, sendo sua principal preocupação, o Homem, este que passaria então, ser o centro do mundo, não mais a igreja. Tal movimento despertou no homem, o espírito crítico, atribuindo assim, um grande valor à razão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com