A Organização Bancária
Por: mi__1902 • 27/2/2022 • Trabalho acadêmico • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 158 Visualizações
FACULDADE UNYLEYA
MBA EM GESTÃO DE VAREJO BANCÁRIO
MICHELLE S. RIBEIRO BRASIL
ORGANIZAÇÃO BANCÁRIA
NATAL/RN, 2021
ORGANIZAÇÃO BANCÁRIA
Dissertação apresentada à Faculdade Unyleya como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Gestão de varejo bancário, área de concentração em Conhecimentos Bancários, para a obtenção do título de Pós-Graduado.
Professor Max Bianchi Godoy
1. Organização bancária
- 1.1 Estruturas da organização bancária:
O Sistema Financeiro Nacional foi organizado estruturalmente por meio da lei n. 4.595 de 31 dezembro de 1964, e o mesmo é definido em seu artigo 17, qualquer “entidade pública ou privada que tiver como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, assim como a custódia de propriedade de terceiros serão considerados como instituições financeiras”.
De acordo com a Lei do Sistema Financeiro Nacional, este é composto pelo:
(a) Conselho Monetário Nacional (CMN);
(b) BACEN ("Banco Central do Brasil");
(c) Banco do Brasil S.A.;
(d) Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
(e) outras entidades financeiras públicas ou privadas.
Inseridos dentro do Sistema Financeiro Nacional, as Organizações Bancárias e, de forma mais ampla, as Organizações Financeiras se dividem conforme sua finalidade e atuação, de maneira organizada e com atuação claramente delimitada pelos seus regulamentadores.São definidos tipos básicos de instituições financeiras, relacionados conforme o Manual de Normas e Instruções do BCB , dividindo em Banco de: investimento, desenvolvimento, câmbio, cooperativo, múltiplos, comercias, as cooperativas de crédito, corretoras, distribuidoras etc.
- 1.2 Segmentação da estrutura financeira:
O sucesso de uma instituição financeira depende da sua habilidade de avaliar as novas oportunidades de mercado, de conquistar clientes de bancos concorrentes, de identificar os segmentos corretos, em escolher os mercados alvos e na aplicação dos programas de marketing dos segmentos escolhidos. A segmentação de mercado foi um dos primeiros aspectos do marketing que foram aplicados aos serviços financeiros. Tradicionalmente, a segmentação nesse mercado era geográfica e demográfica e logo foi percebido que se houvesse uma grande mudança na segmentação poderia ser atingindo incluindo uma análise baseada no comportamento do consumidor.
A segmentação envolve a identificação dos grupos de consumidores, que são homogêneos entre si, porém diferentes de outros grupos. Seu propósito é determinar as diferenças entre os consumidores que são relevantes para os gestores de marketing, que geram negócios para o banco, dos que não trazem tanta rentabilidade para o banco. São quatro as condições que devem ser consideradas para realizar uma segmentação efetiva:
1. As características do segmento devem ser identificáveis e mensuráveis;
2. Deve ser possível atingir o segmento em questão com as estratégias de marketing adequadas;
3. O segmento deve ter condições propícias para gerar lucro para a instituição;
4. Cada segmento deve ter uma reação única para diferentes esforços de marketing.
- 1.3 Principais tipos de divisão da estrutura financeira:
1. Classe social:
Pode ser subdividida em geográfica (que considera determinado nicho de clientes de certa região da cidade, por exemplo: os que moram em áreas nobres e os que moram em periferias) e demográfica (considera as diferentes opções de abordagem de acordo com o sexo, idade, tamanho da família, renda, etc). Faz a análise desse perfil e direciona a abordagem de uma forma que se encaixe mais nas necessidades do cliente.
2. : Psicográfica:
Analisa o estilo de vida do consumidor e suas diferenças de personalidade para determinar a abordagem diferente, exemplo Caixa universitários e Bradesco Prime.
3. Comportamental e percepção dos consumidores:
Identifica quem utiliza os serviços bancários com maior frequência e os que utilizam esporadicamente, quantidade de transações realizadas, bem como os que são mais atraídos por determinados nichos de produtos, ou produtos que oferecem benefícios que se agreguem ao estilo de vida do cliente.
...