A POLÍTICA MONETÁRIA.
Por: dfteles • 16/10/2015 • Ensaio • 610 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
POLÍTICA MONETÁRIA.
È a forma que o governo usa para manter a inflaçao sobre controle. O governo Por meio de alguns instrumentos financeiros mantém sua situação econômica favorável de acordo com o momento que está enfrentando.
Cabe ao Banco Central o monopólio da emissão de papel-moeda no país ,a disponibilidade de moeda em circulação pode elevar a renda e estimular o consumo, e no entanto, se esta quantidade for excessiva, haverá inflação, o que corresponde à perda de valor da moeda. Ao restringir a emissão de papel-moeda, o governo tem a intenção de combater a inflação por outro lado, se ele quiser estimular a demanda agregada , poderá aumentar a emissão. Cabe ao Banco Central um ajuste fino na quantidade de moeda em circulação, caso ele queira evitar a inflação e para que isso aconteça o governo restringe a emissão de papel-moeda.
Outra opção do Banco Central para direcionar o mercado é atuar sobre a Taxa de redesconto, que representa empréstimos que o Banco Central pode fazer aos bancos comerciais. Quando a taxa praticada é baixa e o prazo é longo, os bancos podem se expor a riscos maiores, aumentando os empréstimos e, por conseguinte, a quantidade de dinheiro em circulação. Sendo a taxa alta e o prazo curto, os bancos precisam de riscos menores, diminuindo os empréstimos, logo, a quantidade de moeda em circulação.
A taxa de juros brasileira, que exerce grandes efeitos sobre a poupança, influenciando a remuneração do capital, e sobre os investimentos, influenciando o custo do capital, é um dos principais instrumentos utilizado pelo Banco Central para tirar ou colocar moeda na economia. Adotando-se uma política monetária restritiva, a elevação da taxa diminuirá a quantidade de dinheiro em circulação, estimulando a poupança e elevando os custos dos investimentos. Contudo, para estimular o consumo e os investimentos, as taxas de juros devem ser mais baixas.
Através de Operações de Open Market (Mercado Aberto da compra e da venda de títulos públicos) , o Banco Central também influencia de maneira direta na circulação monetária do país comprando títulos, a instituição coloca mais moeda na economia, pois entrega dinheiro em troca desses papéis. Todavia, vendendo títulos, o Banco retira dinheiro do mercado, ofertando papéis e tirando moeda de circulação. Ainda com o objetivo de exercer o controle monetário, o Banco Central dispõem dos Depósitos Compulsórios que Representam uma parcela dos depósitos à vista que os bancos comerciais devem colocar à disposição do Banco Central,ou seja, parte de todos depósitos que são efetuados à vista pela população junto aos bancos comerciais vão para o Banco Central.O Banco Central fixa esta taxa de recolhimento esta taxa é variável, de acordo com os interesses do Governo em acelerar ou não a economia Isso tem por finalidade aumentar ou diminuir a circulação de moeda no País quando o governo precisa diminuir a circulação de moedas no país, o Banco Central aumenta a taxa do compulsório, pois desta forma os bancos comerciais terão menos crédito disponível para população, portanto, a economia acaba encolhendo, ocorre o inverso quando o Governo precisa aumentar a circulação de moedas no país ,esse instrumento traz certa segurança ao sistema bancário, pois evita que os bancos emprestem volumes excessivamente elevados de recursos.
...