A Resenha Obsolescência Programada
Por: patieroma • 9/6/2020 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Obsolescência programada, produtos feitos com durações para acabar, gerando no consumidor vontade para comprar novos equipamentos e produtos. A primeira vitima foi a lâmpada de luz, que antigamente era produzida com boa duração. Mas houve a criação de um cartel, onde todos os fabricantes se uniram para diminuir a duração das lâmpadas produzidas, que gerou uma diminuição na vida útil das lâmpadas, com a intenção de fazê-las durarem mesmo para que possa gerar mais economia e mais consumo.
As produções das lâmpadas eram fiscalizadas e controladas para que cumprissem as normas. A vida útil de cada lâmpada foi diminuída para 1000 horas, e quando não cumprissem eram geradas multas altíssimas para serem pagas pelos fabricantes. Eles tinham tecnologia e condições de fabricarem lâmpadas de qualidades e de boa duração, mas eram orientados para manter a baixa qualidade.
A obsolescência programada surgiu com a revolução industrial, que com a produção em massa, se tornava um vicio o consumismo e manteria o trabalhador em atividade. Devido à bagunça econômica da época, pensadores criavam leis que beneficiaria o limite estipulado de vida dos fabricantes. Depois de algumas décadas foi criada a idéia do consumismo, produzindo produtos com aspectos inferiores para promover a obsolescência programada, gerando um sentimento de que o produto com designer melhor e mais bonito seria melhor do que o atual, que na maioria das vezes não era verdade. Era mais um produto influenciado pela mídia e marketing para ser comprado sem necessidade.
Com o crescimento econômico, a vida útil dos produtos era propositalmente limitada pelos seus próprios fabricantes, assim, quando chega a certo limite de ano, o produto começa a falhar e consequentemente para de funcionar.
...