A Riqueza e Mercantilismo
Por: Juliana Capra Linares • 10/4/2017 • Projeto de pesquisa • 351 Palavras (2 Páginas) • 564 Visualizações
Questão Souza1 (2012, p. 1) explica que: A Economia surgiu como ciência através de Adam Smith (1723-1790), considerado o pai da Economia Política. Sua obra, “A Riqueza das Nações”, publicada em 1776, constituiu um marco na história do pensamento econômico. Antes disso, a Economia não passava de um pequeno ramo da filosofia social, como atestam as contribuições do abade e filósofo francês Turgot (1727- 1781) [...]. Com o Mercantilismo (1450-1750), as ideias econômicas conheceram algum desenvolvimento, mas na Antiguidade e na Idade Média as relações econômicas eram bastante simples
Após a leitura dessa afirmativa de Souza (2012), explique o significado de riqueza para os mercantilistas. Enfoque os principais aspectos do mercantilismo, realizando uma avaliação dele. Justifique sua resposta
A riqueza para os mercantilistas, era baseada no metalismo, onde a riqueza se formava através da acumulação de ouro e prata. Para poder acumular e gerar mais riquezas de ouro e prata, os mercantilistas partilhavam de uma economia focada na máxima exportação, e com restrições impostas para a importação, acreditavam que um país só seria rico se possuíssem o maior número de riquezas através de ouro e prata.
O estado podia intervir na forma em que as colônias, ou metrópoles estavam produzindo, interferia no que produzir, e o que importar, e na forma de como produzir, acreditavam que o acumulo de metais geraria uma nação rica, mais no final gerou uma inflação, pois nem tudo se produziam pois não possuíam todas as matérias-primas para os produtos manufaturados.
Mercantilismo foi marcado por vários aspectos entre eles:
- Balança comercial favorável: onde o principal desempenho era exportar mais do que importar.
- Incentivo a manufatura: onde incentivavam a produção de seus próprios produtos, já que o produto manufaturado era mais caro que a matéria-prima, e poderiam exportar eles.
- Protecionismo: onde o estado intervia com taxas e impostos, em cima de produtos importados, para proteger sua própria economia.
- Metalismo: acumulo de metais preciosos (ouro e prata)
- Pacto colonial: as colônias poderiam somente negociar suas compras e vendas com a metrópole, onde vendiam produtos brutos a baixo preço, e compravam manufaturados da metrópole com preços altíssimos.
- Intervencionismo: onde o estado intervia na economia.
...