TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição de "Esquema" e "Instância"

Resenha: A definição de "Esquema" e "Instância". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  1.613 Visualizações

Página 1 de 2

Definição “Esquema” e “Instância”

Em qualquer modelo de dados é importante distinguir entre a descrição da base de dados e a base de dados propriamente dita. A descrição de uma base de dados é chamada Esquema da Base de Dados. Um esquema de base de dados é especificado durante o projeto da base de dados, sendo que a expectativa de mudanças não é grande. A forma de visualização de um esquema é chamada Diagrama do Esquema. Muitos modelos de dados têm certas convenções para, diagramaticamente, mostrar esquemas especificados no modelo. Os dados atualmente existentes em uma base de dados podem mudar com relativa frequência. Os dados da base de dados em um particular momento do tempo são chamados Instâncias da Base de Dados (ou Ocorrências ou Estados). A base-esquema é algumas vezes chamada de Base-Intencional e uma instância chamada de Base-Extensional do esquema.

Referencia: http://erealityhome.wordpress.com/2008/09/08/modelo-de-dados-esquema-e-instancia-bd-2/ acesso em 01/04/2014.

Entidade Instancias Atributos

Estacionamento João, Pedro,1999, , , telefone_com, telefone_res,

telefone_cel, e-mail, (placa_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo,

Vaga Palio, verde, 1987 nro_vaga, placa_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo

3 -Relatório 02

Modelo Conceitual

Um modelo conceitual descreve a estrutura do banco de dados sem preocupar-se com o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) que será utilizado. Este modelo expressa quais dados aparecerão em um Banco de Dados (BD), e não como estes estão armazenados. Normalmente ele é usado para se representar todo o conjunto de informações disponíveis em um BD a ser projetado.Considerado como um padrão para a modelagem conceitual, o modelo Entidade-Relacionamento (comumente chamado de modelo ER) foi criado por Peter Chen em 1976 é ainda hoje serve como base para vários modelos, inclusive modelos orientado a objetos. Ele percebe o mundo como sendo um conjunto de entidades e relações entre estas. Uma entidade nada mais é do que a representação de algum fato ou componente de um sistema. Usualmente, suas propriedades são representadas graficamente através de um Diagrama Entidade-Relacionamento (DER), onde os retângulos representam as entidades e os losangos interligados por linhas representam as associações. O relacionamento entre as entidades a partir destas associações caracteriza uma instância ou ocorrência de relacionamento. A identificação de uma instância de relacionamento entre as entidades é gerada a partir da utilização do atributo identificador. A Figura apresenta todos os elementos e símbolos que compõem um diagrama de ER.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com