A importância da Contabilidade na Indústria
Projeto de pesquisa: A importância da Contabilidade na Indústria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: layssilva • 29/5/2013 • Projeto de pesquisa • 2.186 Palavras (9 Páginas) • 557 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
A importância da Contabilidade na Indústria 4
A Contabilidade na Atualidade 4
Contabilidade x Indústria..............................................................................................5
Contabilidade de Custos e Contabilidade Industrial.....................................................5
Principais objetivos da Contabilidade de Custos..........................................................5
Equivalente de Produção.............................................................................................7
A importância da informática como instrumento operacional em contabilidade..........7
Contabilidade gerencial................................................................................................7
CONCLUSÃO..............................................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
A ciência contábil, enquanto ciência social tem como finalidade promover os meios informativos e de controle com o intuito de coletar todos os dados ocorridos numa empresa e que tenham, ou possam ter, impactos e causar variações em sua posição patrimonial. A contabilidade é o instrumento de mediação e avaliação do patrimônio e dos resultados auferidos pela entidade.
Sua subdivisão em ramos atua em áreas específicas para melhor conhecimento e eficácia das informações. O objetivo aqui é a Contabilidade de Custos voltada para a indústria e serviços e outros ramos que complementam como: Contabilidade Industrial, informática e Contabilidade Gerencial.
A importância da Contabilidade na Indústria
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que produz informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
Sua implementação é de grande importância, pois ela se aproxima o máximo possível do custo real do produto final a ser produzido.
A contabilidade de custos coleta classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzida, horas trabalhada, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.
A contabilidade de custos procura calcularem o custo dos produtos fabricados bem como o custo dos produtos vendidos à saída do armazém, o que lhe permite apurar resultados por produtos. E procura identificar todos os sectores internos que originam custos, de forma a poderem ser acompanhados, analisados e controlados, permitindo o conhecimento de todos os custos da empresa nos diferentes sectores (área fabril), comercial e administrativa e financeira, com vista ao seu controlo e racionalização.
A Contabilidade na Atualidade
A Contabilidade, como já vimos, era feita de forma bastante primitiva. Primeiramente era apenas um cálculo mental, depois com o surgimento da escrita, o homem começou a registraras suas contas misturando números com figuras, sendo feitas em pedras, argila (como os (Sumério-babilônicos), ou até mesmo em papiros (como os Egípcios), mas posteriormente, com os avanços da tecnologia, com o invento da calculadora e em um passado próximo, do computador a contabilidade se tornou mais ágil e dinâmica. Atualmente, a escrituração contábil se dá de forma muito prática e rápida. A inserção da figurado computador no processo de contabilidade compensou a relação do binômio custo-benefício.Os softwares específicos da área têm facilitado enormemente os cálculos, os informes etc.
Em termos de mercado de trabalho para o Contador as expectativas são excelentes, pois estamos entrando em uma era em que se está começando a reconhecer toda a importância da função contábil. Porém, com a evolução, exige-se algo mais do profissional que atua nessa área. Essa nova visão de contador, é de um profissional que esteja em constante evolução, que deixe de ter uma postura de escriturador, ? guarda-livros? ou ? despachante?, e que se torne o?anjo-da-guarda? da empresa, estando apto a tomar decisões, a liderar, ou seja, ser um profundo conhecedor da empresa e se tornar o pilar indispensável para a continuidade e o crescimento da mesma.
A Contabilidade é uma profissão que oferece um leque amplo de alternativas profissionais, e atualmente algumas especializações têm oferecido boa remuneração e satisfação profissional, como: administração financeira, custos e auditoria, pois bom profissional nessa área ainda é escasso.
Contabilidade x Indústria
Assim como é de fundamental importância a contabilização dos fatos contábeis nas áreas de comércio e de serviços, não indústria não é diferente, mas existe algumas diferenças em contas específicas como: IPI a recuperar, estoques de materiais, estoque de produtos em processo e acabados,IPI a recolher.
A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se
...