A importância do PCP e sua eficácia na empresa
Artigo: A importância do PCP e sua eficácia na empresa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laismichelanfac • 14/4/2014 • Artigo • 842 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
INTRODUÇÃO
Apresentaremos as seguir sobre a importância do PCP e a atuação do mesmo dentro da empresa, que em resumo trata de dados abrangendo diversas áreas buscando melhorias e diminuição de erros nos processos, iremos ressaltar os pontos positivos e benefícios decorrentes do sistema.
2. Desenvolvimento
2.1. Etapa 1 - Planejamento e Controle da Produção
A área de PCP trata-se de uma das áreas mais importantes para empresa, pois sem um bom planejamento de produção é impossível cumprir prazos, ter eficiência na produção e muito menos estabelecer metas. Uns dos fatores importantes no PCP é a previsão de vendas da empresa, pois a mesma permite ao PCP programar a quantidade de produto a ser fabricado num determinado espaço de tempo e, a partir daí, definir a quantidade necessária de material, mão de obra e equipamentos.
Determinando os tipos de produtos a serem fabricados, escolhendo o tipo de produção a seguir, definindo a quantidade a fabricar, especificando o material a ser utilizado e quantificando os insumos, resta definir o processo que consiste na determinação da sequência de operações e dos tipos de equipamentos a serem utilizados.
É necessário definir o prazo para a conclusão do processo, com previsão de início e de fim. Permite estipular a data em que o trabalho será finalizado, a partir do tempo padrão dos processos.
Ao colocar o processo em ação, seguindo o plano traçado, é chegado o momento de iniciar também a fase de controle, acompanhando todo o processo e checando cada etapa, analisando a execução, medindo os resultados conseguidos e comparando sempre com o que foi planejado, tendo que medir o desempenho, identificando possíveis erros que possam vim ocorrer e aplicar correções.
O controle exige acompanhamento do volume produzido e dos recursos utilizados na produção, sejam máquinas, tempo, homens ou matéria-prima, medindo índices de ocupação, ociosidade, consumo, perda etc., sempre relacionado por unidade fabricada. Por exemplo: O planejamento prevê consumo de 150 metros de mármore para a produção de 75 mesas, o índice a ser acompanhado é de dois metros por unidade fabricada, sendo este o número a ser controlado.Todos os dados da produção são anotados em mapas ou relatórios apropriados, ficando registrados a quantidade entregue à expedição, as perdas ocorridas, o número de pessoas envolvidas, as horas trabalhadas (por pessoas e máquinas), o material utilizado etc. Na fase de controle, há o acompanhamento de tudo o que foi determinado na fase de planejamento, verificando se a execução está de acordo com o planejado.
2.2. Etapa 2 - Programação da Produção.
O sistema de programação da produção com capacidade finita visa apoiar decisões nas áreas que envolvam a programação de produção. Como fator principal o sistema considera a capacidade produtiva e os fatores tecnológicos com restrições do que vira ocorrer depois para tomada de decisões, visando que o planejamento seja realizado com
...