A importância do Treinamento e Desenvolvimento para uma organização: O estudo de caso na Empresa TPA Consultoria Ltda
Relatório de pesquisa: A importância do Treinamento e Desenvolvimento para uma organização: O estudo de caso na Empresa TPA Consultoria Ltda. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jedeann • 29/10/2013 • Relatório de pesquisa • 4.094 Palavras (17 Páginas) • 695 Visualizações
A importância do Treinamento e Desenvolvimento para uma organização: O estudo de caso na Empresa TPA Consultoria Ltda
Glauce Elen Damasceno Maués
Jedeann Freitas
Mileide Magalhães da Silva
RESUMO: Este artigo objetiva traçar a importância do treinamento e o desenvolvimento oferecido pela empresa para dispor de uma equipe de melhor nível e como estratégia conseguir produtividade maior e resultados melhores. No período de execução do estudo, procurou-se identificar as variáveis relativas á essência de pesquisa sendo elas baseadas na forma de proporcionar ao colaborador novas habilitações ou melhorar as que já possui. A metodologia embasou-se no estudo bibliográfico de natureza qualitativa e com análise das informações oferecidas pelo gerente regional da empresa em estudo. Como resultado geral da pesquisa descobriu-se que a implantação de treinamentos vem proporcionando um retorno ao investimento que a empresa faz ao capacitar o colaborador.
Palavras chave: Treinamento. Desenvolvimento. Organização. T&D
1 INTRODUÇÃO
Em virtude das constantes modificações micro e macro-ambientais, competição por nichos, segmentos de mercado e maior competição interna por ascensão na carreira, há um consenso nas organizações sobre a importância do treinamento em todos os níveis empresariais. Pessoas preparadas produzem melhor e se sentem mais autoconfiantes, proporcionando agregação de valor às empresas as quais pertencem.
Toda empresa tem suas peculiaridades e especificidades que o empregado desconhece ao ser admitido. Os empregados são selecionados com base em qualificações gerais, e as empresas, muitas das vezes, têm técnicas, políticas, normas e planos específicos que precisam ser ensinados. O treinamento não pode ser visto pela empresa com uma série de cursos e eventos. A expectativa da empresa é que o treinamento possa contribuir para melhor capacitação dos seus empregados, visando um aumento de moral, de eficiência, de eficácia, de produtividade e melhoria do ambiente de trabalho.
Há diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas e colaboradores. Essa diferença é importante na medida em que é necessário considerar os diferentes níveis de aprendizado para capacitar o ser humano para trabalhar. O treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos e atitudes que buscam a melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais, e desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização. O desenvolvimento inclui, além do treinamento, a carreira e outras experiências.
PROBLEMÁTICA:
Diante das explanações anteriores identificou-se a seguinte problemática: O investimento e a aplicação do T&D estão dando retorno esperado para organizaçã TPA?
Palavras chave: T&D – Treinamento e Desenvolvimento
OBJETIVOS:
GERAL:
• Caracterizar a influência do treinamento e do desenvolvimento no ambiente organizacional.
ESPECÍFICOS:
• Expor as necessidades da implantação de T & D;
• Relacionar os benefícios alcançados pela organização ao implantar as etapas do treinamento e desenvolvimento.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 APRENDIZAGEM
Denomina-se aprendizagem o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitados através do estudo, do ensino ou da experiência.
Para França (2009, p.97):
‘’Aprendizagem é a mudança no comportamento da pessoa pela incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos e habilidades. ‘’
Em organizações complexas diferentes tipos de aprendizagem podem ocorrer ao mesmo tempo e em diferentes direções e velocidades. Os modelos de aprendizagem individual são sustentados por dois modelos teóricos: modelo behaviorista e o modelo cognitivista (FLEURY e FLEURY, 1997). O primeiro tem como foco o comportamento, considerado passível de observação e mensuração. Considera-se que a análise do comportamento implica no estudo das relações entre eventos estimuladores, respostas e consequências. Para essa teoria, a aprendizagem envolve mudança de comportamento. O segundo modelo é mais abrangente, procura explicar fenômenos mais complexos, como a aprendizagem de conceitos e a solução de problemas.
2.1.1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
A aprendizagem organizacional pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta ou indireta, fora e dentro da empresa.
Fala-se muito em aprendizagem organizacional para referir a uma cultura de aprimoramento das pessoas que predomina nas organizações bem-sucedidas. (CHIAVENATO, 1999)
2.2 TREINAMENTO
Treinamento é um processo de aprendizagem de curto prazo destinado a práticas relacionadas a competências úteis específicas. Nas organizações o treinamento é um meio de adequar cada pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização como também alavancar o desempenho no cargo.
Segundo França (2008, p.88):
‘’Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos e atitudes que busquem a melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais. ‘’
Para Chiavenato (2006, p. 402), treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizado, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidade.
Em outras palavras, o treinamento está voltado
...