ABRINDO UMA CLINICA DE REPOUSO
Tese: ABRINDO UMA CLINICA DE REPOUSO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: justiceiro • 20/10/2013 • Tese • 545 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Com a mudança da lei a nova PEC (projeto de emenda constitucional)72, vieram alguns benefícios para os empregados e muitos problemas para os contratadores, pois como custo ficou bem mais alto, se tornou mais viável trabalhar com diaristas. Logo famílias que mantinham acompanhantes de idosos, por exemplo, passaram a buscar lares de repouso.
2 DESENVOLVIMENTO
Uma clinica de repouso é um bom investimento, pois a procura por internações aumenta a cada dia, desde a aprovação da PEC das Empregadas.
Abrir uma clinica de repouso, é como abrir uma empresa normal. É necessário um local adequado e estrutura adequada, padronizada visando atender as necessidades dos usuários, que por sua vez tem muitas dificuldades motoras.
A instituição deve contar com uma equipe constituída por: Enfermeiro, Medico, Dentista, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista e Fisioterapeuta e trabalhadores de serviços gerais (limpeza, cozinha e manutenção).
A equipe deve trabalhar atendendo as necessidades dos idosos, nas disponibilidades de recursos humanos, e nos critérios dos respectivos conselhos regionais de profissionais.
2.1 ABRINDO UMA CLINICA DE REPOUSO
O registro de uma clinica de repouso é similar a uma empresa comum, porem primeiramente é necessário obter um registro na ANVISA, depois é só ir a Prefeitura e tirar alvará de funcionamento, fazer o registro na Receita Federal, no INSS, ter um alvará sanitário, alvará dos Bombeiros.
2.1.1 A PEC E SEU REFLEXO
O que deveria trazer segurança e comodidade tornou-se motivação ao trabalho informal e ao risco. Enerli Pinheiro, chefe Regional do Sistema Nacional de Emprego (SINE) diz em entrevista ao site g1:
- será ainda mais difícil conseguir uma empregada domestica, Já que no estado de Rondônia, a oferta de vagas é maior que a procura por este tipo de emprego.
O numero de diaristas é muito maior que o de empregadas domestica, elas acreditam ganhar mais, chegando a cobrar cem reais por diária, e os empregadores pagam por não encontrarem um trabalhador fixo.
Os profissionais ganharam benefícios, mas uma grande parte desses profissionais hoje está desempregada, é necessária uma reavaliação da lei para assim obter melhores resultados para ambas as partes.
2.1.1.1 ANTES E DEPOIS DA PEC 72
Antes o empregado domestico tinha carteira registrada, porem o FGTS era facultativo, também tinha direito à 13° salário de férias, mais não tinha horas extras , adicional noturno, e contava com um horário de trabalho mais tranquilo, tinha liberdade de realizar suas tarefas com mais flexibilidade.
Agora o empregado domestico tem os mesmos benefícios porem deve cumprir 8 horas diárias e 44 horas por semana, mais horas extras, adicional noturno, salário-família, seguro desemprego, seguro contra acidentes de trabalho e ainda recebe indenização se por demissão sem justa causa.
3 CONCLUSÃO
O objetivo desta nova lei era regularizar uma situação onde houvesse mais segurança para o trabalhador. Porem, por causa das custas terem se tornado muito mais altas, os empregadores
...