ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE ÍNDICES DINÂMICOS: ESTUDO DE CASO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Reina31 • 29/2/2020 • Artigo • 4.543 Palavras (19 Páginas) • 263 Visualizações
DECLARAÇÃO DE AUTORIA E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Declaro para todos os fins de direito, inclusive autorais – nacionais e internacionais – que nos encontramos de pleno acordo com os termos da presente declaração naquilo que diz respeito à publicação do artigo da autoria e Coautoria abaixo escrito; que o referido artigo encontra-se livre de quaisquer outros contratos que inviabilizem ou obstem de qualquer forma a sua publicação. Declaramos, também, que conhecemos as normas de publicação desta Revista, estando de acordo com todos os seus termos, e assumindo a total responsabilidade pelos conceitos, opiniões e informações contidas no trabalho. Cuidamos ao mesmo tempo de, por meio do presente instrumento, ceder nossos direitos autorais relativamente ao artigo referido, à Revista Novo Milênio. Por ser verdade firmamos o presente.
Título do artigo: Análise Econômico-Financeira De Índices Dinâmicos:
Estudo De Caso No Setor Da Construção Civil
Autor do artigo: Keila Alves Martins. Graduada em Administração pela Faculdade Novo Milênio, 2019 1. E-mail: keilaalvesmartins17@gmail.com
Coautor do artigo: Renata Santos Moreira Frechiani. Mestre em Teoria Econômica. Professora do Curso de Administração, Ciências Contábeis e Direito da faculdade Novo Milênio. E-mail: rfrechiani@yahoo.com.br
Ano da publicação: 2019
Data: 05/11/2019
Local: Vila Velha/ ES
Assinatura do Autor do Artigo: ____________________________________________________________
Assinatura do coautor do Artigo:
____________________________________________________________
ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE ÍNDICES DINÂMICOS:
ESTUDO DE CASO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Autor: Keila Alves Martins. Graduada em Administração pela Faculdade Novo Milênio, 2019 1. E-mail: keilaalvesmartins17@gmail.com
Coautor: Renata Santos Moreira Frechiani. Mestre em Teoria Econômica. Professora do Curso de Administração, Ciências Contábeis e Direito da faculdade Novo Milênio. E-mail: rfrechiani@yahoo.com.br
RESUMO
Tendo por base a economia brasileira, o setor de construção civil apresenta significativa participação, principalmente no que diz respeito à geração de empregos e renda. Neste sentido, o objetivo deste artigo foi analisar a atual situação econômico-financeira de algumas empresas atuantes no setor, que possuem maior faturamento. Para tal, foram selecionados três índices dinâmicos, abordando o período de 2008 a 2017, de modo a ser possível uma comparação anual da Construção Civil em relação ao cenário econômico das empresas listadas na B3, tendo por variável de escolha o faturamento. A pesquisa foi de caráter quantitativo e qualitativo, com levantamento de dados nos bancos da Economática, de 3 empresas destaque na arrecadação de receita, que divulgam seus dados na B3 (Brasil Bolsa Balcão – Empresa de infraestrutura de mercado financeiro).
PALAVRAS-CHAVE: Construção Civil; Indicadores Econômico-financeiros.
INTRODUÇÃO
O setor de construção civil apresenta grande importância para a economia brasileira e alta participação no PIB nacional, além de gerar muitos empregos. Nesse aspecto manifesta-se a preocupação com o desempenho da área. (BORGES, 2015)
A Construção Civil passou por um processo de grande expansão, até o ano de 2012, com o apoio do governo para programas habitacionais (SEBRAE, 2017). Porém, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), nos últimos 6 anos, tendo seu declínio no ano de 2016, as empresas que atuam no setor apresentaram queda significativa de receita, surgindo então a necessidade de se estudar os fatores que impactaram a realidade vivenciada pelas empresas deste segmento industrial tão importante para a economia. Justificando o estudo diante da recessão econômica, da queda dos financiamentos habitacionais provocada pela elevação das taxas de juros e da falta de incentivos governamentais.
Ao efetuar análise financeira de alguns índices neste setor, identificaram-se os reflexos acarretados no nível de desempenho e participação de mercado dessa esfera. (RODRIGUES, ROJO e BERTOLINE, 2011).
A identificação de alguns indicadores, tais como, a rentabilidade possibilita o diagnóstico do período em análise desse setor. (MARTINS; CARDOSO; ENSSLIN, 2016)
Diante do exposto, o presente artigo apresenta a seguinte problemática: Quais os fatores econômicos que impactaram os principais índices econômicos das 3 empresas destaque na arrecadação de receita do setor de construção civil, listadas na B3, no período 2008 a 2017?
Por conseguinte, como objetivo geral, buscou analisar a rentabilidade de 3 empresas de maior faturamento do setor de construção civil, listadas na B3, através do levantamento de dados quantitativos e qualitativos, mediante aos seguintes objetivos específicos:
(a) calcular os índices de rentabilidade;
(b) demonstrar, através desses indicadores, o retorno obtido;
(c) analisar os resultados de tais indicadores;
(d) identificar os principais fatores que impactaram esses indicadores.
Quanto a importância, este estudo justifica-se pelo fato de abordar mediante pesquisa no período de 2008 a 2017, uma análise da situação econômica e financeira em época de grande crise no mercado de construção civil. Agrega-se também a relevância deste estudo, o fato de ser um ramo de influência na economia nacional, que impacta diretamente no PIB e que é afetada pela conjuntura macroeconômica. A adoção de um sistema de planejamento bem estruturado permite se antecipar às novas tendências do mercado e as expectativas dos empresários e consumidores, reduzindo o risco de falência nas organizações que vivenciam um cenário econômico estagnado, marcado pela recessão econômica, queda dos financiamentos habitacionais provocada pela elevação das taxas de juros e da falta de incentivos governamentais.
...