ATM
Seminário: ATM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Italo06 • 2/12/2014 • Seminário • 404 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
O caixa eletrônico é um terminal remoto da estrutura do banco, portanto sua comunicação é feita toda através da internet através de redes ATM.
Para que o usuário consiga efetuar uma operação a partir de um terminal, é necessário que existam diversos fatores de autenticação e validação de chaves e certificados. Foi contemplada para o processo de validação a utilização de cartão magnético com micro chip e chave de segurança. Em outros modelos de terminais também é possível encontrar outros fatores de autenticação no caso “biometria” (confirmação por digitais do usuário).
Abaixo segue a composição física e logica do terminal de caixa eletrônico descrito neste projeto;
Micro computador com sistema operacional WindowsXP;
Placa de rede
Monitor Touch Screen (Elimina a necessidade de teclado)
Leitor de cartão magnético
Link de dados – Frame Relay conectado a rede ATM do banco;
Roteador de comunicação;
Dispositivo de leitura de cartão magnético;
Existem diversas tipos meios de comunicação hoje disponível no mercado sendo elas:
Fibra Ótica
Cabo UTP (Par trançado)
Satélite
Telefonia
Cabo coaxial (Quase não mais utilizado nos dias de hoje)
Toda comunicação feita entre o terminal e os servidores (mainframes) do datacenter do banco ocorrem quando se é estabelecido um canal de comunicação seguro (VPN) permitindo que o tráfego de rede seja encriptado para garantir a confiabilidade das informações do cliente.
Na validação do usuário quando se utiliza o terminal do caixa eletrônico temos inserido no micro chip do cartão magnético um certificado privado, o qual foi gerado por uma Autoridade Certificadora própria do banco, este certificado possui informações confidencias do cliente, estrutura de rede e segurança do banco impedindo que esta comunicação possa ser interceptada durante o processo de validação do usuário.
A validação consiste em 6 fatores, sendo eles;
Senha
Chave de segurança
Conta corrente (Incluso dentro do micro chip)
Agencia (Incluso dentro do micro chip)
Número de cartão (Incluso dentro do micro chip)
Validade do cartão (Incluso dentro do micro chip)
Toda validação ocorre em tempo real utilizando os recursos acima e feita diretamente com o servidor de grande porte(mainframe), o qual está instalado no data center do banco em localização sigilosa.
Segue logo abaixo um exemplo de servidor mainframe da IBM e um data center :
Figura 4 – Servidores Mainframe IBM.
Figura 5 -Um exemplo
...