ATPS – gestao de custos logisticos
Seminário: ATPS – gestao de custos logisticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 05121985 • 31/3/2014 • Seminário • 3.236 Palavras (13 Páginas) • 468 Visualizações
ATPS – GESTAO DE CUSTOS LOGISTICOS
CONCEITO - Custos logísticos são todos os custos relacionados com a logística de uma empresa, sendo os mais importantes os custos com relação a armazenagem, custos para processar as encomendas e custos com transportes. Neste cenário de imposições e desafios às empresas, a logística tem se revelado um recurso da maior importância, atribuindo-lhes diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros. É fundamental para a sobrevivência da empresa ter uma boa gestão destes custos, afim de se consolidar no competitivo mercado.
• CONCEITO DE ANALISE DE CUSTO
Os processos básicos de Logística apresentam de forma agrupada as atividades necessárias para alcançar o objetivo maior, que é poder fornecer o produto adequado no momento desejado e no tempo certo. Essas atividades podem ser expressas na seguinte equação:
CTL= CI + CL + CPPI + CA + CT
Onde:
CTL = Custo total das atividades de logística
CI = Custo de Inventário
CL = Custo do Lote
CPPI = Custo de Processamento de Pedidos e Informação
CA = Custo de Armazenagem
CT = Custo de Transporte
A exigência básica desta equação é que o gerenciamento eficaz dos custos dentro da cadeia de suprimentos deve minimizar o custo total, atendendo ao nível de serviço exigido pela empresa, e pelo consumidor. A combinação de todas as atividades deve criar um processo de sinergia, para que o resultado final seja garantir que o serviço será executado por um preço menor, mas garantindo o mesmo nível de serviço. A padronização e a prática da elaboração de orçamentos ocasionou a tendência de compartimentalização da contabilidade nas empresas, dessa forma, o orçamento tende a ser elaborado em base funcional. Uma das principais
características das decisões logísticas é a de extrair informações de um sistema já existente. A finalidade da análise de custo total neste contexto é a identificação da mudança nos custos, provocada por estas decisões.
• A IMPORTANCIA DA ARMAZENAGEM NO GERENCIAMENTO LOGÍSTICO
Para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial efetiva, um princípio importante é compreender como criar ou agregar valor para os clientes. Especialmente, quando esse valor é agregado através posicionamentos competitivos que são selecionados para apoiar a determinada estratégia.
A realidade atual dos centros logísticos prega a redução de custos e a criação de um sistema racional de armazenagem de matérias-primas e insumos (na área de suprimentos) e uma maior flexibilidade e velocidade na operação, para atender às exigências e flutuações do mercado. A armazenagem surge como uma das funções que agrega um estimado valor ao sistema logístico, pois a mesma apresenta soluções para os problemas de estocagem de materiais melhorando a integração entre os componentes.
Existem várias razões para realizar o armazenamento (estocagem) de produtos, esteja ele em qualquer estado de produção (matéria-prima, semi-acabado e acabado), o que difere a linha de ação a ser tomada e a sua prioridade, as principais razões para a: redução de custos de transporte e de produção, coordenação entre demanda e oferta, auxiliar no processo de produção e no processo de marketing. Ballou (2001) apresenta alguns motivos que justificam a armazenagem na cadeia de suprimentos.
• ELEMENTOS DOS CUSTOS LOGISTICOS
➢ Nivel de serviço ao cliente
➢ Custos de lotes
➢ Custos de embalagem
➢ Custos de armazenagem
➢ Custos de manutenção e estoque
➢ Custos de Processamento de Pedido e Tecnologia de Informação
➢ Custos com Planejamento e Controle de Produção
➢ Custos de Transportes
➢ Custos Tributários
Supondo que todas as empresas utilizem o mesmo sistema, uma vez identificado os custos logísticos, as empresas devem atentar para aqueles mais relevantes. Deve-se ter especial atenção com os custos de armazenagem, estoque e transporte além de analisar o custo de oportunidade do capital imobilizado na estrutura. É importante destacar que todos os elementos dos custos logísticos devem ser integrados, de forma a estabelecer trocas compensatórias.
• ORGANIZAÇÃO PARA ESTUDOS DA ATPS - JOHNSON CONTROLS JCI
A Johnson Controls, fabricante das baterias Heliar, Optima, Freedom, Power, PowerSport e Prestolife é líder mundial na fabricação e comercialização de baterias automotivas.
Segmento em que atua – A Johnson Controls atua nos segmentos de experiência automotiva, com produtos para fabricantes de veículos como:
• Sistemas de assentos
• Painéis de instrumentos e tabliers
• Sistemas de porta
• Interiores integrados
• Sistemas de capota
• Eletrônica de automóveis e sistemas eletrônicos de gestão de energia
Soluções de energia - A divisão Power Solutions (Soluções de energia) é responsável pela produção anual de mais de 100 milhões de baterias em 25 fábricas espalhadas entre Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia, México e Brasil. E soluções de automação predial comercializa aparelhos de ar-condicionado, oferece uma linha completa de produtos e sistemas para ar-condicionado e refrigeração industrial.
Porte/Tamanho - A planta com 42.000 m2 de área construída é a maior e mais moderna fábrica de baterias da América do Sul Localização – A sede da Johnson Controls está localizada na cidade de Sorocaba – SP, a 90 km de São Paulo. Possui 42 mil metros
...