Adam Smith
Por: Felipe Silva • 31/3/2015 • Dissertação • 281 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
Adam Smith
Adam Smith foi o formulador da teoria econômica, nasceu em 5 de junho de 1723, em Kirkcaldy, na Escócia.Ele foi um importante filósofo e economista escorces do século XVIII. E faleceu em no dia 17 de julho de 1790.
Nas suas próprias palavras a economia pode ser considerada a "Rainha das Ciências Sociais" por ela ser fundamental em outras ciências sócias (Sociologia, Política, Estudos Sócias, entre outras). Tanto que a economia está todos os cursos ( Direito, Engenharias, Psicologia, Administração, Medicina e etc...).
Adam Smith pode ser considerado o idealista da economia, sendo que ele criou um pensamento sistemático e estruturado em torno dela, publicando-o em seu livro “Riqueza das Nações” que é considerado a origem do estudo econômico, nesta obra ele mostra que muitas crenças econômicas populares são na verdade incorretas e autodestrutivas.
Tendo que em sua idéia central o livre comércio, sendo totalmente a favor de se ter concorrência para melhorar a organização e a produção. Aliás, graça a essa nova compreensão, até hoje, são feitas pesquisas para ver o que a população quer, tornando possível um mercado inteligente que produzirá bens na quantidade e no preço que sociedade espera.
Sendo que a teoria original, na economia concorrencial a oferta de cada bem ou produto e de cada causa de produção deve ser sempre igual à procura. Em qualquer mercado a que determina esse equilíbrio entre oferta e a procura é o preço, ou seja, o preço do trabalho, nesse caso, seria o salário.
Adam afirmava que o livre comércio levaria à sociedade a perfeição, sendo que a busca do lucro máximo incentiva a satisfação da sociedade. Ele também defendia o liberalismo econômico, que seria, a não intervenção do estado na economia.
Referencias
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfbCgAA/trabalho-adam-smith
...