Administração e o Controle de Materiais
Por: renato160986 • 10/4/2021 • Projeto de pesquisa • 582 Palavras (3 Páginas) • 154 Visualizações
Administração e o controle de materiais
Administração de materiais corresponde o agrupamento de materiais de variais origens e coordenação dessas atividades com a demanda de produtos ou serviços da empresa.
Administração de compra de materiais significa a coordenara movimentação de suprimentos com as exigências de operação. Seu objetivo deve prover o material certo, no local de operação adequado, no instante correto em condições utilizáveis ao custo mínimo.
Para ter um controle de materiais o responsável pela compra de materiais tem que saber oque tem desde o produto inicial ate o produto final, oque tem do produto acabo, produto em processo e o que tem de matéria prima, acompanhar ativamente o período que decorre entre o pedido e a entrega, também o encerramento do processo após o recebimento dos materiais.
Equilibrar oferta e demanda em tempos de crise tem mostrado mais desafiador do que de costume. Neste cenário caótico, sai na frente aquele que se planeja e um bom planejamento conta uma gestão efetiva do estoque, o que inclui implementar um estoque de segurança.
De todos os tipos de estoque, o estoque de segurança (cobertura de estoque) tem a função de proteger seu negócio contra as incertezas de suprimento e demanda que causam desequilíbrio na cadeia.
Imprevistos com o fornecedor, greves, interrupções em suas linhas de produção por falha de equipamentos ou, até mesmo, demanda não prevista.
Saber gerenciar o estoque e o estoque de segurança diminui o risco de falta de produto, aumenta a confiança dos clientes, mantém fluxo de capital e, consequentemente, maximiza o faturamento de sua empresa.
A demanda é influenciada por diversos fatores, tais como preços, publicidade, clima, necessidade momentâneas do cliente. Luciano Alves, diretor de Planejamento Supply Chain da Coca-Cola FEMSA, afirma que a melhor maneira de se obter dados mais assertivos seria unir os times do comercial, marketing e vendas.
Com isso, a área de Supply conseguiria ser mais precisa, tanto no planejamento de produção, como, também, na gestão dos estoques da cadeia. Essas medidas aperfeiçoariam o processo, diminuindo significativamente os custos fixos e atenderia, da melhor forma, as necessidades dos clientes.
São os dados diários agregados por estes setores que compõem o cálculo matemático para descobrir o desvio padrão de sua demanda. Ou seja, se não há variação significativa de sua demanda a cada mês, você pode não precisar de um estoque de segurança para se proteger das incertezas do mercado. No entanto, você pode utiliza-lo como estratégico de custo.
Calcular o estoque de segurança.
Saber a variabilidade de sua demanda, seu lead time de abastecimento e o nível de serviço o qual deseja trabalhar não só torna efetiva, a implementação de um estoque de segurança, como também fornece os dados necessários para o calcula-lo.
Fórmula:
Estoque de segurança= Fator de serviço *Desvio padrão da demanda*raiz quadrada do lead time de reposição.
ES=Z*σd*√LT
- Chamaremos de Z o valor tabelado que indica o fator de serviço.
–
...