Agência de financiamento: sem financiamento
Tese: Agência de financiamento: sem financiamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodata • 23/2/2015 • Tese • 753 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
LEI DE HOOKE
ÚLTIMO NOME, Nome e sobrenome - UNIT
SANTOS, Fulano de Oliveira - UNIT
SANTOS, Escorpião de Jesus - UNIT
Grupo de Trabalho – Grupo 1
Agência Financiadora: não contou com financiamento
Resumo
Entre os diversos recursos à disposição dos pesquisadores para o desenvolvimento da ciência, sem dúvida alguma, os gráficos ocupam uma posição de destaque. Em vez de olhar para uma tabela com um conjunto de medidas realizadas, o cientista olha para o gráfico traçado a partir dessas medidas e percebe o comportamento geral das grandezas físicas envolvidas naquela particular medição.
Se voltarmos nossa atenção para a mídia, em particular as revistas e os programas de televisão, vamos inevitavelmente encontrar informações que são dadas através de gráficos. Podemos citar como exemplos: a evolução no tempo do salário mínimo, da mortalidade infantil, do número de furtos, do número de acidentes de trânsito, e outros tantos.
Palavras-chave: Ciência. Físicas. Gráficos. Medição.
Introdução
Os gráficos têm importância inegável em qualquer ciência. Quando se organizam dados experimentais em forma de gráficos, facilita-se a leitura e a análise desses. Portanto, saber construir gráficos e saber interpretá-los é um requisito básico para um estudante de qualquer ciência.
Em laboratórios, ao trabalharmos com medidas físicas, geralmente representamos os dados do experimento através de gráficos. Quando as relações das grandezas é aproximadamente lineares, significa que pode – se representar os dados por uma reta, através da equação abaixo:
Y = A + Bx (1)
Figura 1 – Ilustração de gráficos com seus pontos.
Fonte: www.ucg.br/ucg/prograd/graduacao/ArquivosUpload/43/file/Caderno%20
Os valores de “A” e “B” podem ser obtidos através da regressão linear. Quando um conjunto de dados são expressos em papel milimetrado, é fundamental determinar os módulos de escala (λ) para melhor expressar os dados no papel. Onde λ é definido pela divisão do comprimento disponível do eixo pelo maior valor da grandeza.
(λ) = Comprimento disponível do eixo/Maior valor da grandeza (2)
Objetivos
• Aprender a construir e analisar gráficos em papel milimetrado.
Materiais e Métodos
A seguir são descritos os materiais utilizados e os métodos desenvolvidos que foram utilizados para a realização do experimento. Deve-se ficar atento a algumas questões que são fundamentais para o bom andamento da prática:
Certificar que o seu gráfico vai ser construído em escala;
Ter certeza que sua calculadora está configurada adequadamente.
Materiais
1. Folha de papel milimetrado;
2. Régua;
3. Lápis e borracha;
4. Calculadora científica;
Método
Primeiramente aferimos os valor necessários para a realização do calculo do módulo de escalas. Após isso, faz - se necessário
...