Analisa Terceira Idade
Por: Aldo Zanon • 1/6/2015 • Dissertação • 725 Palavras (3 Páginas) • 391 Visualizações
O sujeito começa a perder massa muscular já a partir dos 30 anos, com isso começa o aumento do percentual de gordura, e isso só tende a piorar com o passar do tempo. Com o envelhecimento o corpo do idoso começa a apresentar coeras e alterações e a alteração mais percebida pelas pessoas é o desempenho físico do sujeito, que começa a diminuir, os órgãos e as articulações, já não tem mais o mesmo funcionamento e para evitar as perdas aceleradas dessas funções o idoso deve praticar exercícios físicos de forma adequada. (Jaqueline Dias – Portal Educação, 10 de outubro de 2012.)
Segundo (Casagrande) a partir do momento que a pessoa envelhece, é extremamente importante manter o corpo em atividade, com a pratica de exercícios o idoso melhora as funções do seu organismo, se levar em conta o idoso que pratica exercícios há um outro que leva uma vida ociosa, mostrando maior esforço físico, desenvolvem resistência a doenças e ao stress emocional e ambiental. (Marcelo Casagrande. FC. Unesp. Bauru 2006).
Segundo Kopiler, a pratica de exercícios físicos na terceira idade não acarreta melhoras só no parte orgânica, como também em seu sistema psicológico, aumentando a autoestima e confiança, que acaba facilitando suas interações sociais. O exercício físico ajuda na melhora dos reflexos osteoarticulares, ainda previne a osteoporose, principalmente nas mulheres.(Daniel Kopiler. Artigo de Revisão – Scielo).
Envelhecer preocupa a todos, com a chegada ------ , cada pessoa com um ritmo diferente, muitas mesmo estando operante em um bom estado físico, ocorre perda de lembranças, conhecimentos , já em outras essas alterações pode se acentuar, diante de tudo isso, a pratica de exercícios físicos na terceira idade serve como forma de prevenção e manutenção da qualidade de vida do idoso (Bebert/Jorgeti – Editora Scorticci 1ª Edição 2000).
O envelhecimento tem se tornado um fenômeno mundial, há estudo que aponta que até 2020 a população de idosos no Brasil chegara a 32 milhões, sendo que o processo de envelhecimento traz consigo algumas modificações como alterações físicas, fisiológicas, psicológicas e social, sem falar no surgimento de doenças crônicas, para minimizar esses tipos de problemas a atividade física tem sido prescrita como uma das atividades importantes para prevenir essas ocorrências nos idosos. (Sheila Tribess/Joir Virtuoso – UFSC. Revisão de Artigo).
A atividade física tem se tornado um dos principais procedimentos terapêuticos para idosos, principalmente aqueles que apresentam problemas causados pelo sedentarismo que acaba limitando o sujeito, com a patrícia de exercícios físicos sob orientações de um profissional, o idoso pode estar evitando ou prevenindo o sedentarismo (Wilson JACOB FILHO,USP, São Paulo)
Quando idoso pratica atividades físicas com regularidade, ele tende a ter uma vida saudável durante o seu envelhecimento, sendo que a atividade física não deixa ser estimulada, só no idoso, mas também no adulto de forma geral, para que a pessoa possa entrar na terceira idade com saúde, lembrando que o idoso tem algumas limitações que precisam ser respeitadas, exercícios mais indicados são os aeróbicos, para melhorar as articulações, exercício com peso para estimular a manutenção de força muscular dos seus membros superiores e inferiores, sem falar que a manutenção da atividade física ajuda na prevenção de doenças crônicas, principalmente os cardiovasculares. (Sandra, MALTECHA MASTSUDO, Victor, KEIHAN RODRIGUES MATSUDO, TuribãoLEITE BARROS NETO, Scilto)
...