Análise de um artigo científico
Por: mgschade • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 503 Visualizações
DE 2015
Artigo obtido/retirado da RAE - Revista de Administração de Empresas
Volume 53 n.1 Jan/FEV 2013
PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM FINANÇAS NO PERÍODO
2000-2010
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo a análise de certo artigo científico útil para nossa disciplina, extraído de periódicos conhecidos e recentes, a fim de colocar em prática a teoria, aprendida através de resumos e apresentações em sala, referente às tipologias de pesquisa aplicáveis à artigos ,e acima de tudo, aplicáveis às ciências sociais aplicadas.
Como resultados, esperamos obter na prática a aplicação de todos os tipos de pesquisa, através de interpretação de artigo, trabalho teórico e apresentação prática dos resultados frente a classe.
Acima de tudo, esse trabalho é preparação para posteriormente termos base para escrevermos um artigo, sendo ele publicado ou não, e principalmente para nosso Trabalho de Conclusão de Curso, no longínquo 4° ano de curso.
REFERENCIAL:
RESUMO DO ARTIGO:
O objetivo do artigo é mostrar quais as características principais de artigos científicos na área de Finanças entre os anos 2000 e 2010.
Mostra também como foi a produtividade dos autores de artigos sobre finanças no período, destacando dados sobre o número de artigos publicados, local de moradia dos autores, local das instituições onde os artigos são publicados.
O ARTIGO DIVIDE-SE EM:
TEMA(TÍTULO E SUB-TÍTULO DO ARTIGO)
RESUMO(SINTETIZAÇÃO DO ARTIGO)
PALAVRAS-CHAVE(PALAVRAS RECORRENTES NO ARTIGO OU QUE SÃO DE IMPORTÂNCIA PARA UMA POSTERIOR PESQUISA EXTERNA)
INTRODUÇÃO(OBJETIVOS, DESTAQUES E 1° DADOS)
METODOLOGIA(OS EQUIPAMENTOS, AMOSTRAS E PROCEDIMENTOS USADOS PARA OBTER OS RESULTADOS APRESENTADOS NO ARTIGO)
RESULTADOS(DADOS OBTIDOS PELO AUTOR DO ARTIGO)
CONCLUSÕES(MOSTRAM QUÃO BENÉFICO FOI AQUELE ARTIGO, DEVIDO AOS SEUS RESULTADOS, E TAMBÉM SUGESTÕES DADA PELO AUTOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁREA)
RESUMO DA CONCLUSÃO:
Depois de analisados todos os referenciais propostos, o autor chega a conclusão que a maioria dos artigos científicos que tem como foco Finanças, tem como base de estudo Finanças corporativas ou de gestão de investimentos e abordou empresas com ações em bolsa, devido à existência de bancos de dados confiáveis e de fácil acesso. Quando o foco são empresas sem ações negociadas em bolsa, o assunto é pouco estudado.
Outro dado interessante obtido, foi que a produtividade de artigos permaneceu concentrada em poucos indivíduos e nas instituições das regiões Sudeste e Sul, e que a maioria dos autores publicou apenas 1 artigo.
Uma sugestão do autor, para a mudança dessa situação nos próximos anos é o aumento da quantidade de artigos publicados em periódicos internacionais de Finanças de alto impacto.
TIPOLOGIA DE PESQUISA USADA NESTE ARTIGO:
QUANTO AOS OBJETIVOS:
Pesquisa explicativa, visto que, além de nos apresentar inúmeros fatos, dados e informações sobre o assunto, nos leva a raiz da questão abordada: sua causa. Nos explica o porquê de existirem tantos artigos científicos sobre “apreçamento
de ativos e gestão de carteiras”, enquanto sobre "F&A" existem tão poucos, por exemplo. Nos explica porque determinadas coisas acontecem, e porque outras não acontece, quando falamos de artigos ligados a Administração, Economia e outras áreas correlatas.
...