As Escolas da Administração
Por: Japakun Yama • 2/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 124 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Jussara Tomie Vieira Miwa – RA 8063431
As escolas da Administração;
Cientifica, Clássica, Relações Humanas, Neoclássica
Curitiba
04/2018
Teoria cientifica
- Frederick Winslow Taylor
Nasceu a 20 de março de 1856, no subúrbio de Filadélfia, no estado da Pensilvânia nos Estados Unidos, seu pai era advogado. Ele também estudou para seguir a profissão do pai, por uma deficiência visual, fez ele abandonar a intenção a seguir essa carreira.
Taylor e o autor das teorias administrativas. Após a Guerra-Civil, início do século 20, a indústria teve uma expansão rápida. Nessa época surgiu as empresas Ford, General Motors, Goodyear etc.
No raciocínio de Taylor, 19 trabalhadores entre 20, acreditavam, que tinha que trabalhar devagar e não rápido, pelo salário que eles recebiam deveriam trabalhar menos.
A obra de Taylor representa “um marco crucial na evolução das ideias sobre a produção, riqueza e relações harmônicas entre empregadores e empregados”.
No decorrer de sua carreira, ele registrou mais de 50 patentes de alto valor, por exemplo, invenção de máquinas, ferramentas e processos de trabalho, pois possuía extraordinária capacidade de ação.
Taylor com a administração cientifica era garantir a máxima eficiência ao empregador e também a prosperidade ao empregado. Desse modo, Taylor estabeleceu os quatro princípios básicos da administração cientifica, que são:
* planejamento
* preparo
* controle
* execução
- Henry Ford
Projetou um modelo de carro em 1899, fundou sua primeira fábrica de automóveis, e fechou logo depois, mas não desanimou. E em 1903 fundou a Ford Motor Company.
Nasceu 30 de julho de 1864, na fazenda de seu pai, próximo a cidade de Dearlon, estado de Michigan.
Taylor está associado a administração cientifica e Ford está associada a linha de montagem de automóvel.
Em 1893 projetou o motor de combustão interno, posteriormente desenvolveu um automóvel de dois cilindros.
O método de Ford, conhecido como fordismo, distingue-se pela especialização do trabalho, tornando-o repetitivo, de forma continua, e fundamentado nos princípios da eficiência, da produtividade da intensificação e da economicidade.
A metodologia de Ford, base a se na produção em massa, em série em cadeia contínua. A remuneração de seus funcionários com altos salários. O objetivo fundamental de seus operários, por aumento da produção. E diminuir o custo de matéria prima e também do tempo de fabricação.
- Frank Gilbreth e Lilian Gilbreth
O casal não se preocupou somente com trabalhadores normais, mas também com aqueles com necessidades especiais, era encontrar implantar a melhor maneira de se realizar uma função.
Frank Gilbreth desenvolveu, operações padronizadas, por exemplo: erguer, transportar, pegar etc....
- Henry Lawrence Gantt
Nasceu em 1861, o ser humano como “fator real importância”.
Sua contribuição tinha por objetivo o aperfeiçoamento de homem, permitindo a estas condições de desenvolvimento e realização profissional.
A principal contribuição à administração cientifica refere-se à concepção de prêmios de produção, estipulando, para cada trabalhador, bonificações no cumprimento das tarefas.
A principal inovação deste estudioso foi o gráfico de produção, conhecido como gráfico de programação de tarefas ou “Gráfico de Gantt” (cronograma).
Teoria Clássica
- Henry Fayol
Nasceu na cidade de Constantinopla, hoje Istambul, no dia 29 de julho de 1841.
Henry Fayol foram atividades desenvolvidas por estudos, em princípios e técnicas estabelecidas que poderiam ser úteis para apoiar os usuários em tarefas administrativas em qualquer segmento empresarial.
Para Fayol as atividades empresariais podem ser dividias em seis grupos:
* operação técnicas
* operação comerciais
* operação financeiras
* operações de segurança
* operações de contabilidade
* operações administrativas
Segundo Fayol a atividade administrativa foi dividida:
* planejamento
* organização
* comando
* coordenação
* controle
Conforme Fayol para seleção do cargo se possuem o mesmo conhecimento e nível técnico, o processo deveria ser conduzido avaliando-se o indivíduo de melhor conduta senso de autoridade, capacidade de ordem e organização e que tivesse particularidade exclusivas e inerentes ao cargo de um administrador que o diferenciasse dos outros profissionais.
Fayol classificou diversos princípios de administração:
* divisão do trabalho
* autoridade e responsabilidade
* disciplina
* unidade de comando
* unidade de direção
* subordinação do interesse particular ao geral
* remuneração do pessoal
* centralização
* hierarquia
* ordem
* equidade
* estabilidade do pessoal
* iniciativa
* espirito de equipe
Relações Humanas
As condições de trabalho, no período da Revolução Industrial, eram muito precárias, os trabalhadores recebiam tratamento desumano, longas jornadas de trabalho, salários irrisórios e ambientes fabris e insalubres.
Tenta libertar a administração dos conceitos rígidos, mecanicistas de teoria clássica, adequando a aos novos padrões de vida dos americanos.
Henry Gantt afirma que os trabalhadores são seres humanos e não maquinas, portanto, deveriam ser treinados e liderados ao invés de conduzidos.
Os trabalhadores deveriam dispor de meios para alcançar um padrão respeitável de vida e de tempo para o lazer, além de ficar protegidos do desemprego e de ter participação nos lucros.
Conclusões de Elton Mayo, ele acreditava que é solução do problema dos empregados não estaria apenas no corpo, mas também na mente. As contrariedades levam a pensamentos depressivos e a monotonia leva à fadiga e a problemas na circulação.
...