Augusto Cury
Tese: Augusto Cury. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Glaucia123 • 6/10/2013 • Tese • 931 Palavras (4 Páginas) • 788 Visualizações
Introdução
Os estudos acadêmico sobre empreendedorismo estão em constante avanço e crescimento, apesar das primeiras ideias sobre o assunto terem surgido há dois séculos. A propagação de múltiplas definiçoes de empreendedorismo e do significado de “ser um empreendedor” demonstra tratar-se de um tema aberto a pesquisa e ainda não esgotado. Assim percebe-se um grande número de estudos que buscam um padrão comportamental para empreendedores, investigando suas principais caracteristicas comportamentais. Apesar de possuir varias definições, o termo empreender vem de frânçes “Entreprendre” que significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização e etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.
O empreendedorismo é um comportamento essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos, e estar sempre surpeendendo o cliente, seja com uma nova versão de um determinado produto, ou a criação de um novo. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações que forem atuar, modificando assim o cenário econômico.
Seguramente muitas pessoas gostariam de ser empreendedores, porem encontram dificuldades em empreender ou seja em ser empreendedores . Mas o que é um empreendedor?
“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la."
Augusto Cury
Os empreendedores criam algo novo, algo diferente, mudam ou transformam valores. Eles vêem a mudança como norma e como sendo sadia. Geralmente não provocam a mudança por si mesmos, mas, e isto define o empreendedor e o empreendimento, sempre estão buscando a mudança, reagem a ela e a exploram como sendo oportunidade.
As constantes mudanças do mundo e consequentes alterações nas oportunidades, fazem com que o empreendedor tenha que se adaptar rapidamente. Quando estamos em um cenário de negócios , alguns aspectos devem ser considerados. São eles: Motivação, Criatividade, Inovação, Empreendedorismo. Esses quatro aspectos são essenciais quando estamos analisando o sucesso da geração de um novo negócio..
Administrar é uma arte e Empreender é transmitir idéias em oportunidades. Essas colocações são muito simplórias para qualificar dois profissionais importantíssimos no processo das organizações e dos negócios, cada um tem seu perfil, seu valor e seu papel dentro dos negócios.
Não podemos considerar empreendedora, apenas pessoas que tem um negócio próprio, um atleta, um artista, um funcionário dentro da sua área, pode empreender e conseguir realizar mais do que a maioria das pessoas. Apesar, do empreendedorismo estar cada vez mais em evidência, nos artigos, nas revistas, na internet e nos livros e aparentar ser um termo novo para os profissionais, é um conceito antigo.
O empreendedorismo é como uma virose que vem contagiando muitos o redor do mundo provocando grandes mudanças em velocidade alucinantes, envolvendo novas tecnologias e novas formas de comercialização.
A essência do empreendedorismo está na:
Percepção de novas oportunidades e em seu aproveitamento por meio da introdução de novos produtos e de novos processos produtivos, buscando novos processos produtivos buscando novos fornecedores e matérias e estabelecendo uma nova organização para a conquista desse novo mercado.
Schumpeter (1982, p.64)
Perfil do Emprendedor
Segundo o SEBRAE, as principais características do perfil do empreendedor são:
Autoconfiança: Ter consciência de seu valor, sentir-se seguro em relação a si mesmo e, com isso, poder agir com firmeza e tranqüilidade.
Auto-motivação: Buscar a realização pessoal através do trabalho, com entusiasmo e independência;
Elevado poder de comunicação: Capacidade para transmitir e expressar idéias, pensamentos, emoções com clareza
...