CARTÃO DE EMPREENDEDORES PARA FINANCIAMENTO
Resenha: CARTÃO DE EMPREENDEDORES PARA FINANCIAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 92150110 • 7/5/2014 • Resenha • 311 Palavras (2 Páginas) • 377 Visualizações
O PLANO DE NEGÓCIOS É O CARTÃO DE VISITA DO EMPREENDEDOR EM BUSCA DE FINANCIAMENTO.
O empreendedor deve utilizar sua capacidade de planejamento e habilidade de negociação, bem como seu networking, para identificar as melhores alternativas de mercado para injetar capital em seu negócio.
Quando uma empresa está no seu estágio inicial, geralmente as melhores opções para o empreendedor são os empréstimos e economias pessoais da família, de amigos e de angels (investidores pessoas físicas), entrar em incubadoras de empresas, os programas especiais do governo, etc.
ECONOMIA PESSOAL, FAMÍLIA , AMIGOS: Recursos vindos da economia pessoal do empreendedor (dinheiro do FGTS, venda de imóvel, venda de automóvel ou outro bem) ou da família por meio de empréstimo ou participação no negócio.
ANGEL INVESTOR (Investidor “Anjo”): É um capitalista de risco que possui dinheiro e busca alternativas para obter melhor rentabilidade para esse dinheiro. Ele é que coloca o dinheiro semente inicial (seed money), mas, para isso, analisa muito bem o plano de negócios da empresa, seu potencial e exige a participação acionária na empresa.
FORNECEDORES, PARCEIROS ESTRATÉGICOS, CLIENTES E FUNCIONÁRIOS: Tudo é possível quando se tem na mão um bom negócio e a pequena empresa deve utilizar todas as alternativas possíveis para tocar e manter o seu capital de giro e fluxo de caixa positivo.
As empresas que investem em capital de risco são geralmente grandes bancos de investimento, compostas por profissionais de altíssimo nível e experiência no mercado financeiro, que administram grandes quantias de dinheiro.
A função delas é encontrar empresas e negócios com alto potencial de desenvolvimento, que experimentam retorno sobre o capital investido (rentabilidade do capital) muito acima da média do mercado. Por isso o nome, “capital de risco”.
Dificilmente uma empresa iniciante recebe “capital de risco”. Esse tipo de investimento é mais indicado para empresas que já estão saindo da fase “start-up” (1 a 2 anos) e que precisam crescer rapidamente.
...