COMO ALAVANCAR AS VENDAS PELA INTERNET UTILIZANDO A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Tese: COMO ALAVANCAR AS VENDAS PELA INTERNET UTILIZANDO A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Talita_Gaspar • 3/5/2013 • Tese • 3.325 Palavras (14 Páginas) • 855 Visualizações
COMO ALAVANCAR AS VENDAS PELA INTERNET UTILIZANDO A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
RESUMO
O uso da internet é fundamental para aumentar as vendas das empresas, mas para que isto aconteça é necessário o uso de uma estratégia competitiva, um dos mercados que mais cresce atualmente na internet é a compra coletiva.
Desenvolver uma visão estratégica é uma verdadeira arte e passou a ser a prioridade número um na agenda de todo bom administrador, pois dela depende boa parte do futuro das empresas.
O mercado da compra coletiva cresceu muito rapidamente e passou a despertar a atenção dos gigantes da internet. O que está em jogo não é apenas o lucro que pode ser obtido pelos sites de compra coletiva, mas também o acesso estratégico a um grande universo de consumidores e de comerciantes.
Palavras-chave: 1.Estratégia 2.Internet 3.Vendas 4.Compra coletiva.
INTRODUÇÃO
Este artigo compreende um estudo que trata sobre como alavancar as vendas pela internet utilizando a estratégia organizacional.
A estratégia é a definição de como recursos será alocado para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios.
A estratégia organizacional se relaciona com o comportamento global da organização, com o futuro da organização, implica na definição clara de seu campo de atuação, na habilidade de previsão de possíveis reações às ações empreendidas e no direcionamento que a levará ao crescimento.
Este artigo visa a apresentar e discutir fatores associados à importância da internet como canal de comunicação essencial ao processo estratégico empresarial no momento em que a rede mundial se torna um elemento irreversível nos negócios.
Neste contexto tem como objetivo: abordar os pontos positivos e negativos do uso de vendas pela internet tanto para os clientes quanto para as empresas e a estratégia usada pelas organizações para fidelizá-los.
Justifica-se a escolha deste tema devido o aumento de investimento feito pelas empresas em vendas pela internet nos últimos anos, onde facilita a vida do cliente na escolha do produto ou serviços, possibilitando visualizar em menos tempos diversas opções no conforto da sua casa.
METODOLOGIA
O método de abordagem a ser utilizado será um estudo exploratório, fundamentado em levantamentos bibliográficos, partindo de conceitos gerais sobre as estratégias utilizadas pelas empresas para alavancar as vendas pela internet.
A pesquisa bibliográfica será feita através de material acessível ao público em geral, em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, preferencialmente em fontes primárias e que possuam validade científica.
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Estratégia
O conceito de estratégia e as ações relativas a ele – planejamento, elaboração, execução, implantação, acompanhamento, controle, avaliação – têm que ser ensinados aos atores e não só aprendidos, como também adotados por eles como válidos e úteis.
A estratégia é um conceito que precisa ser aprendido e para ser tornada real, ou seja, bem executada, tem que ser aprendida por várias pessoas e aceita por todas elas.
A transformação de ideias “estratégicas” em ações “estratégicas” que venham dar aos estrategistas os resultados que almejam exigirá várias etapas que são enumeradas a seguir:
1ª etapa: um processo intelectual individual ou coletivo de geração de propostas de ações que se pode chamar de planejamento estratégico;
2ª etapa: um processo comportamental – social de obtenção de concordância e apoio de outros indivíduos às propostas da etapa anterior, cujo resultado se pode chamar de plano estratégico ou plano de ação. Até essa etapa o produto do trabalho existe apenas “no papel” e pode ser abandonado sem grandes consequências.
3ª etapa: outro processo comportamental social em que os mesmos indivíduos, ou mais alguns indivíduos cooptados, iniciem, juntos com o autor ou autores das ideias, o processo de concretizar no mundo real as ações propostas no plano da etapa anterior. Pode-se chamar esta etapa de implementação estratégica. Esta última etapa já vai alterar as condições materiais da empresa pela utilização de recursos e poderá provocar modificações no ambiente em que a empresa atua se houver reação dos competidores.
4ª etapa: um processo dinâmico de finalização das ações iniciadas na etapa anterior.
Estará assim completada a transformação das ideias da 1ª etapa em eventos do mundo real começada na 3ª etapa. O término da 4ª etapa é a implantação da(s) estratégia(s).
Descrição do processo estratégico
O processo inicia-se com a imposição dos desejos e aspirações da estrutura do poder, explicitados ou mantidos implícitos. Toda empresa tem uma estrutura de poder que impõe aos demais membros da organização os objetivos que deseja que a empresa persiga, ou influencia os membros para que os adote.
É estabelecida, então, a visão da situação atual da empresa ou negócio pelos membros significativos da organização.
O passo inicial no planejamento estratégico é estabelecer preliminarmente os objetivos (em algumas empresas, missão, propósito, definição de negócio etc) e estratégias que a empresa ou grupo deseja seguir.
Usualmente, há necessidade do que chamamos de “Primeiro Exercício”. Ele consiste em atividade intelectuais e comportamentais, com o objetivo de atingir um nível de conhecimento adequado (por parte de todos os que vão participar do planejamento estratégico) do conteúdo do planejamento (conceito, definições, técnicas, prioridades) e desenvolver a confiança (também de todos os participantes) no grupo-núcleo que provocou o início do processo e deverá conduzi-lo.
Nos processos de formulação, planejamento e implantação de estratégia, é preciso considerar a influência dos valores dos indivíduos que compõem a organização e da própria organização sobre a escolha da estratégia a ser seguida pela empresa. Esta influência vai tornar necessário certo cuidado, por parte da empresa, na adoção de conceitos, técnicas e formulações principalmente se
...