CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA
Ensaio: CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinelasari • 21/2/2015 • Ensaio • 1.431 Palavras (6 Páginas) • 352 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE PASSO FUNDO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ECONOMIA
Questões PLT 741
ALUNO (A): Aline Angela Lasari
Guilherme Freitas
Passo Fundo, Setembro, 2014.
CAPÍTULO 1
1) Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Os recursos produzidos são limitados enquanto as necessidades humanas são ilimitadas, gerando assim a escassez de recursos de produção.
2) O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá que fazer escolhas em diferentes alternativas de produção.
4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
São bens e serviços dos fatores de produção ( famílias e empresas).
5) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
Bens de Capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. È o caso de máquinas, equipamentos e instalações.
Bens de Consumo: Destinam-se das necessidades humanas. Classificados por duráveis: TV, geladeira e fogão e não duráveis: alimentos, produtos de limpeza, etc.
Bens Intermediários: São transformados ou agregados na produção de outros bens: insumos, matérias-primas e componentes.
Fatores de Produção: São a mãe de obra a terra e o capital
CAPÍTULO 2
1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Mercantilistas: Metais preciosos
Fisiocratas: Terra
2) Quem foi o mais destacado dos Economistas Clássicos? Quais suas principais ideias?
Adam Smith. Consistia na defesa da livre concorrência. Lei da mão invisível. Princípio do liberalismo. Especialização do trabalho.
3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
O comércio entre países dependeria das dotações (ações, desenvolvimento, resultado) relativas de fatores de produção. Seu autor foi David Ricardo.
4) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano da demanda efetiva?
Lei Say: a oferta cria sua própria procura.
Principio Keynesiano: teoria geral do emprego, dos juros e da moeda.
CAPÍTULO 4
Microeconomia: Estudo do comportamento de consumidores e produtores em mercados específicos, preocupando-se como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços nesses mercados.
CAPÍTULO 5
1) Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
Função demanda de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.
3) Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
A Função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado.
4) Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais as políticas que pode adotar?
O governo antes do inicio do plantio, garante um preço que será pago após a colheita. Se, por ocasião os preços de mercado forem superiores aos preços mínimos, o agricultor prefere vende-lo no mercado. Contudo, se os preços mínimos forem superiores aos preços de mercado o produtor vendera sua produção para o governo ao preço anterior fixado. Com o preço mínimo acima do preço de mercado, haverá um excedente de produto adquirido pelo governo, que será utilizado com estoque regulador em momentos subsequentes. As políticas adotadas são:
- Comprar o excedente ao preço mínimo (política de compras);
- Pagar subsídio no preço (política de subsídios); Em que o governo deixa os produtores colocarem no mercado toda a produção, o que provocará grande queda no preço pago pelos consumidores. Os produtores receberão a preço mínimo e o governo bancará a diferença.
O governo estabelece os preços mínimos para o produtor agrícola para protegê-lo das flutuações de preços do mercado, ou seja, ajudá-los diante de uma possível queda acentuada de preços e consequentemente da renda agrícola.
5) Sobre a elasticidade – preço da demanda:
A) Quais os fatores que influenciam a elasticidade - preço da demanda?
Disponibilidade de bens substitutos,
...